Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

Saiba tudo sobre o tratamento do infarto do coração com Stent

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Se você teve um ataque cardíaco, você pode fazer alguns procedimentos para ajudá-lo a sobreviver e diagnosticar sua condição. Por exemplo, muitos pacientes sofreram trombólise, um procedimento que envolve a injeção de um agente de dissolução de coágulos para restaurar o fluxo sanguíneo em uma artéria coronária. Este procedimento é administrado dentro de algumas (geralmente três) horas após o ataque. Se esse tratamento não for feito imediatamente após, muitos pacientes precisarão se submeter à angioplastia coronariana ou cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) mais tarde para melhorar o fornecimento de sangue ao músculo cardíaco.

Leia também:
Cardiologista fala sobre três alimentos que fazem bem ao coração
 
Procedimentos Cardíacos:  

Angioplastia coronariana
 
Também conhecida como Intervenções Coronarianas Percutâneas (ICP), Angioplastia coronariana com Stent  e Dilatação com Balão de Artéria Coronária. 
 
O que o procedimento faz
 
Uma tubulação especial com um balão vazio é acoplada às artérias coronárias. O balão é inflado para alargar as áreas bloqueadas onde o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco foi reduzido ou interrompido. Frequentemente combinado com o implante de um stent (veja abaixo) para ajudar a sustentar a artéria e diminuir a chance de outro bloqueio.  Considerado menos invasivo porque o corpo não é aberto.  Dura de 30 minutos a várias horas.  Pode exigir uma internação hospitalar durante a noite.
 
Razão para o procedimento
 
Aumenta muito o fluxo sanguíneo através da artéria bloqueada.

Diminui a dor no peito (angina).

Aumenta a capacidade de atividade física que foi limitada pela angina ou isquemia.
Em pacientes com infarto miocárdio melhora a sobrevida e diminui insuficiência cardíaca

Também pode ser usado para abrir artérias do pescoço e do cérebro para ajudar a prevenir o derrame.
 
Posicionamento de Stent
 
O que o procedimento faz
 
Um stent é um tubo de malha de arame usado para sustentar uma artéria durante a angioplastia. O stent permanece na artéria permanentemente.  E o stent é colocado no local da estenose ou lesão e insuflado comprimindo a placa contra a parede e ampliando a luz do vaso. Existem os stents farmacológicos que ajudam a tratar a placa e evitar nova lesao ou reestenose. Os estreitamentos coronários podem se formar novamente dentro dos stents e são referidos como "reestenose".

Um stent coronário é um dispositivo em forma de tubo (cromo cobalto) colocado nas artérias coronárias que fornecem sangue ao coração, para manter as artérias abertas no tratamento da doença cardíaca coronária. É usado em um procedimento chamado intervenção coronária percutânea). Os stents coronários são agora usados ​​em mais de 90% dos procedimentos de ICP. Stents reduzem angina (dor no peito) e foram mostrados para melhorar a capacidade de sobrevivência e diminuir os efeitos adversos em um infarto agudo do miocárdio.
 
O primeiro stent foi patenteado em 1972 por Robert A. Ersek, MD, com base no trabalho que ele realizou em animais em 1969 na Universidade de Minnesota.  Além dos stents intervasculares, ele também desenvolveu a primeira válvula porcina apoiada no stent que pode ser implantada percutaneamente em 7 minutos, eliminando a cirurgia de coração aberto.
 
Em desenvolvimento, stents com revestimentos superficiais biocompatíveis que não eluam fármacos, e também stents absorvíveis (metal ou polímero).
 
Tratar uma artéria coronária bloqueada (estenotica ou entupida) com um stent segue os mesmos passos que outros procedimentos de angioplastia com algumas diferenças importantes. O cardiologista intervencionista usa a angiografia para avaliar a localização e estimar o tamanho do bloqueio ("lesão") injetando um meio de contraste através do cateter-guia e visualizando o fluxo de sangue pelas artérias coronárias a jusante.
 
A ultrassonografia intravascular (USIV) pode ser usada para avaliar a espessura e a dureza da lesão ("calcificação"). O cardiologista usa essa informação para decidir se trata a lesão com um stent e, em caso afirmativo, que tipo e tamanho.  Stents farmacológicos são mais frequentemente vendidos como uma unidade, com o stent em sua forma colapsada anexado ao exterior de um cateter balão. 
 
Fora dos EUA, os médicos podem realizar "stent direto", onde o stent é inserido através da lesão e expandido.  A prática comum nos EUA é predilatar o bloqueio antes de entregar o stent.  A predilação é realizada insuflando a lesão com um cateter balão comum e expandindo-a para o diâmetro original do vaso.  O médico retira esse cateter e coloca  o stent em seu cateter balão através da lesão.  O médico expande o balão, que deforma o stent metálico ao tamanho expandido. 
 
O cardiologista pode "personalizar" o encaixe do stent para combinar com a forma do vaso sanguíneo, usando USIV para guiar o trabalho. É de extrema importância que o arcabouço do stent esteja em contato direto com as paredes do vaso para minimizar possíveis complicações, como a formação de coágulos sanguíneos.  Lesões muito longas podem exigir mais de um stent.
 
O procedimento em si é realizado em uma clínica de cateterismo ("laboratório de cateterismo"). Com exceção de complicações, os pacientes submetidos a cateterismos são mantidos pelo menos durante a noite para observação. Lidar com lesões próximas a ramos nas artérias coronárias apresenta desafios adicionais e requer técnicas adicionais.
 
Sou cardiologista intervencionista e já realizarei cerca de 10.000 procedimentos nestes 10 anos de atuação, tenho título pela sociedade brasileira de Cardiologia intervencionista e como especialista devemos alerta às pessoas que este tipo de procedimento deve ser realizados por profissionais capacitados e com titulação necessária. Em ambiente hospitalar. Todo procedimento apresenta risco e indicações que devem ser discutidas com seu cardiologista. Os benefícios se corretamente indicados são sempre os melhores possíveis. Mas no geral é um procedimento simples e moderno e seguro. Com índice De complicações <0,01%. 

*Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet