Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

vovô maromba

“Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo", diz viúvo que pratica musculação aos 89 anos

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

“Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo
Francisco Sanches tem 89 anos, é natural de Nova Friburgo (RJ) e vive em Cuiabá há 22. Dentista por formação e com mais de 60 anos de experiência profissional, Francisco viu sua vida mudar drasticamente em outubro de 2018, após a morte da esposa, Maria Nistal, com quem viveu 58 anos e teve três filhos. Desanimado e com a saúde debilitada, ele começou a frequentar uma academia a pedido de um dos filhos e recuperou a saúde e a vontade de viver.

Leia mais
Treinador Gil Melo explica sobre o método da pré-exaustão 
 
Francisco precisou encerrar suas atividades como dentista no início de 2018 para se dedicar ao tratamento de saúde da esposa. Ela precisou ser internada após sofrer uma queda em casa e quebrar a bacia e o fêmur e após passar por cirurgia, desenvolveu um problema renal e posteriormente um problema pulmonar. Foram seis meses entre diversas internações e complicações em seu quadro clínico, até que no dia 15 de outubro de 2018 ela faleceu.

O tempo sem exercer nenhuma atividade física e a preocupação com a saúde da esposa fizeram com que Francisco ficasse com a saúde bastante debilitada, perdendo massa muscular, equilíbrio, cansaço físico, dor nas pernas e na coluna. “Perdi o ânimo pela vida”, diz.

“Fiquei desolado, eu estava o tempo todo ali com ela, quando ela se foi eu não saber o que fazer da minha vida. Todos me deram suporte e apoio para conviver com esse vazio inicial. Meu filho Flávio, percebendo meu desânimo, apareceu em casa com roupas para esporte, dizendo que precisava sair de casa, conversar com as pessoas. Nesse momento ele me levou para a academia para conhecer o local, pois segundo ele no outro dia já iniciaria as atividades físicas”, afirma.



Já nos primeiros dois meses praticando exercícios físicos regularmente, Francisco sentiu uma grande diferença em seu condicionamento físico. “Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo. Vinha para a academia andando com muita dificuldade. Hoje eu já percebo o quanto eu estou evoluindo. Antigamente eu acordava, sentava na cama e segurava na cabeceira para levantar e ainda assim com muita dificuldade. Hoje eu acordo, sento na cama, faço minha oração e já levanto para fazer minhas atividades sem dor, sem nada”, afirma.

Com todos os filhos formados e atuando na área da saúde, Francisco se tornou um incentivo para toda a família. “Eu nunca fui muito esportista, no máximo era a natação que eu fazia duas vezes por semana por lazer. Eu não tinha noção do que era uma academia, nunca tinha frequentado nenhuma, chegar aqui e ver essa moçada se esforçando para melhorar a saúde e a capacidade física até anima a gente”, diz.



A pratica de exercício físico na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo como a perda de tônus muscular, perda de equilíbrio, enfraquecimento dos músculos, entre outros. É preciso de acompanhamento profissional para evitar fraturas ou qualquer tipo de complicação.

Muitas vezes a falta de informação leva o público da terceira idade a acreditar que não é possível praticar atividade física de maior intensidade devido a idade. Os benefícios vão além da estética, prolongam o tempo de vida, devolvem a saúde e a disposição.

Francisco está treinando há seis meses na Academia de Fisiculturismo de Cuiabá (AFC), cinco vezes por semana. Ele se divide entre caminhadas e musculação, sempre com acompanhamento de um profissional capacitado e credenciado. “Agradeço a toda equipe de instrutores, principalmente ao Igor e ao Thiago, que estão diretamente ligados a mim, pela dedicação e profissionalismo no desempenho de suas funções”.



“A busca pela saúde não tem idade certa, a idade é a gente que faz. Se você se dispõe a fazer alguma coisa não importa se você é jovem ou idoso, você consegue fazer”, afirma.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet