Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

UFMT

Evento relembra grandes mulheres cientistas que estudaram o espaço

Foto: Reprodução/Internet

Katherine Johnson será uma das mulheres lembradas

Katherine Johnson será uma das mulheres lembradas

A trajetória de mulheres cientistas e astronautas será tema de um encontro realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na próxima quinta-feira (28), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec). O evento tem entrada é gratuita e celebra o mês da mulher e os 50 anos da chegada da humanidade à Lua.

Leia também:
Revista mato-grossense era feita somente por mulheres em 1916

De acordo com informações da assessoria da Universidade, o evento “Mulheres que conquistaram o espaço” será realizado por meio do grupo de Gênero & Ciência, que congrega docentes dos Institutos de Física (IF), de Educação (IE), de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Faculdade de Comunicação e Artes (FCA).

A primeira atividade será a webinar “Mulheres que conquistaram o espaço”, ministrada por Josephine Rua, PhD e MSc pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com experiência em cosmologia.  Na videoconferência, a cientista lembrará grandes personalidades, como Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson (as cientistas negras que fizeram história, calculando as trajetórias das naves Apollo), Valentina Tereshkova (a primeira cosmonauta mulher), Mae Jemison (a primeira astronauta negra da NASA) e Jocelyn Bell (descobridora dos pulsares). 

Logo depois, acontece a roda de conversa “Mulheres Conquistando Espaços”, que contará com a participação das professoras da UFMT Beatriz Sorrentino Marques (ICHS), Cândida Soares da Costa (IE), Érica de Mello Silva e Iramaia Jorge Cabral de Paulo (ambas do IF), Letícia Xavier de Lemos Capanema, Pâmela Saunders Uchôa Craveiro e Tamires Ferreira Coêlho (todas da FCA). “A roda de conversa abordará os espaços que já conquistamos e sobre os tantos outros que ainda temos por conquistar”, explica Érica.

“Desde que fui selecionada para o Programa Mulheres na Ciência, do British Council, minha vivência sobre essa temática se expandiu muito. Conheci pessoas que, em diferentes níveis de suas carreiras, trabalham em prol de uma maior divulgação da ciência que é feita pelas mulheres. A publicação da primeira edição da Revista Mulheres na Ciência foi um grande presente para todas nós, integrantes desse programa, pois ali estão os primeiros frutos de uma interação que cultivaremos por toda a vida”, afirma a docente. “Ser uma representante de Mato Grosso nesse grupo é muito gratificante, pois considero que a divulgação desse trabalho aqui pode impactar positivamente as meninas da região que sonham em seguir uma carreira científica”, acrescenta. 

“Além disso, interagindo com essa rede de mulheres inspiradoras e engajadas de todo o país, venho naturalmente procurando trazer essa atmosfera de sororidade para a UFMT. Como resultado, nasceu a ideia de criarmos o ‘Grupo de Gênero e Ciência da UFMT’, que já começa a se consolidar através desta atividade”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet