Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Entre Formas e Cores

Galeria Lava Pés tem exposição coletiva de artistas mato-grossenses a partir de quarta-feira

Foto: Mayke Toscano

Galeria Lava Pés tem exposição coletiva de artistas mato-grossenses a partir de quarta-feira
A primeira exposição da Galeria Lava Pés abre as portas nesta quarta-feira (27), a partir das 20h. “Entre Formas e Cores” é uma mostra coletiva de seis artistas, que traz esculturas e pinturas, e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o mês de abril.

Leia também:
Artistas realizam ‘flash day’ com tatuagens de no máximo R$200, sorteio, feira de discos e shows

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a exposição traz obras de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo. “A riqueza de linguagens define bem. Entre as obras teremos esculturas em argila e ferro, arte naif, pinturas sacras e reproduções do futebol e das festas populares. Entre formas e cores, os artistas trazem referências culturais e encantos da enriquecedora intimidade com a arte”, explica o curador Vicente de Paulo.

Para o secretário Allan Kardec, depois da reinauguração do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso - no início do mês de fevereiro – o lançamento da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés acentua o comprometimento da gestão com as questões museológicas. “Esta é a primeira de muitas exposições que teremos na Galeria Lava Pés, este ano. Há menos de um mês, reabrimos as portas do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e, agora, uma bela exposição, cheia de personalidade, abrilhanta mais uma estreia dedicada às artes visuais. A proposta é valorizar a arte regional e sua diversidade, unindo gerações de artistas e promovendo o intercâmbio de saberes entre a experiência e novos talentos. Ah, e já estamos preparando uma nova exposição, a partir de maio. Aguardem que vem coisa muito boa por aí”, afirma.

“Um significativo encontro de artistas. Uma exposição que expressa percepções variadas com habilidades singulares, oferecendo diferentes linguagens que se interligam, conceitualmente, valorizando sempre as tradições e características marcantes da nossa cultura”, completa o secretário adjunto da pasta, Paulo Traven.

Artistas

Dentre os artistas convidados da mostra está Janderson Cavalcanti, um dos novos talentos que descobriu nas esculturas, habilidade para transformar sucata (peças de ferro de bicicletas, carro e motores) em obras de arte.

Rosylene Pinto trabalha esculturas e pinturas, trazendo para a exposição coletiva, peças em argila com traços da cultura mato-grossense e formas hiperativas.

Rimaro, por sua vez, é conhecida por seus trabalhos de arte Naif (primitiva), e apresenta obras com forte apelo às tradições regionais. Seu trabalho já garantiu participação em salões de várias cidades do país, sempre ganhando prêmios e homenagens.

Benedito Silva possui uma produção intensa e retrata a regionalidade com obras coloridas e bem definidas. O abstracionismo e as cores são características marcantes de seu trabalho.

Zé Pereira é o artista do futebol, das festas de santo, das perspectivas. Suas obras naif se destacam pela riqueza de detalhes e singeleza.

Por fim, Osires Paulo, artista que já representou o Estado em uma exposição coletiva em Paris, na França, destaca-se por usar muitas cores quentes, uma metáfora ao calor de Cuiabá.

Inaugurada em 28 de outubro de 2015, a Galeria de Artes Lava Pés é um equipamento cultural de Cuiabá. Localizado no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes.

Serviço

Abertura da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés
Quando: 27/02 (quarta-feira)
Horário: a partir das 20h
Entrada franca
Local: Galeria de Artes Lava Pés - Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá
Aberta ao público de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 18h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet