Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

Em Cuiabá

Ministrado por filósofa, workshop gratuito ensina a gostar de música clássica

Foto: Reprodução/Internet

Ministrado por filósofa, workshop gratuito ensina a gostar de música clássica
Um workshop com o objetivo de ‘formar plateia’ para concertos de música erudita acontece em Cuiabá no próximo sábado (23). O evento é realizado pela Nova Acrópole Cuiabá, a partir das 19h, com entrada gratuita. Haverá participação do grupo UFMT em Cordas, coordenado pelo professor de violino Oliver Yatsugafu.

Leia também:
Rapper vende brigadeiro em Cuiabá para fazer Home Studio e gravar álbum

Quem ministra o curso será a filósofa Sofia de Oliveira. Ela vai trazer elementos filosóficos e ferramentas práticas para quem deseja conhecer melhor o repertório da música clássica. “Mais do que compreender o que estamos ouvindo, o evento visa mostrar como a música é importante para a harmonização da vida. Sabendo qual a sensação que uma melodia nos traz podemos usá-la em nosso favor”, explica.

De acordo com a assessoria da escola, o filósofo Confúcio já dizia que “A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música”. O tema é reforçado por Platão com a frase “ginástica para o corpo e música para alma”. E, para que a música possa despertar o melhor de cada ser, o elemento chave é a beleza.

“O ser humano é o único ser da natureza capaz de contemplar o belo. Podemos até nos acostumar com o feio, mas o belo nos atrai, impacta. Consciente ou inconscientemente buscamos por harmonia. Ou seja, ao apreciarmos uma boa música não só nos sentimos melhores como também isso nos ajuda a discernirmos sobre o que é bom e o que não é no mundo, possibilitando fazermos escolhas certas. Pois o belo está intimamente relacionado com o Bom, Verdadeiro e Justo”, pontua a professora.
 
Serviço

1º Workshop Formação de Plateia
Data e hora: Sábado, 23/02 – 19h
Local: Nova Acrópole Cuiabá
Participação especial: UFMT em Cordas, coordenado pelo professor de violino Oliver Yatsugafu
Entrada Franca
Inscrições: https://bit.ly/2N6auvQ
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet