Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

longe da folia

Pesquisa revela que 80% dos cuiabanos não vão pular Carnaval; maioria não gosta

Foto: Reprodução/Internet

55% vão 'descansar'

55% vão 'descansar'

Faltam menos de dez dias para o Carnaval, mas ao que tudo indica, a data não vai modificar muito a rotina dos moradores de Cuiabá. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES/FE/UFMT), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá-MT (CDL-Cuiabá), revelou que 80% dos consumidores da capital não pretendem ‘cair na folia’. Destes, 57% afirmaram que não gostam de participar desta festa.

Leia também:
Consultoras criam grupo para carnaval de Chapada e vendem kit com abadá e produtos sensuais

Se no Rio de Janeiro, em Olinda e em São Paulo, a lista de bloquinhos é extensa, por aqui a coisa é diferente. Dentre os 80% que não querem ‘festar’, 55% vão aproveitar os dias de folga para descansar, enquanto 17% vão trabalhar, 16% vão a eventos religiosos, 13% vão viajar e 10% farão alguma atividade de recreação e lazer – que não seja colocar a fantasia e “colocar seu bloco na rua”.

As informações foram obtidas através de entrevistas com 286 pessoas em Cuiabá (MT), entre os dias 20 de janeiro e 08 de fevereiro de 2019. O projeto foi financiado pela CDL de Cuiabá, com a intenção de gerar informações econômicas para empresários, governo e sociedade.

Todos os meses, o NuPES realiza uma pesquisa diferente, e gera o boletim. Fundado em 1980, o núcleo “surgiu da necessidade de se desenvolver uma estrutura que promovesse a pesquisa e extensão dos servidores do antigo Departamento de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso”. Com o passar do tempo, as pesquisas deixam de ser só econômicas, e se voltaram também a estudos e linhas de pesquisas de seus pesquisadores. Assim, surgiu a necessidade de se incorporar as temáticas “social” e “ambiental” em sua denominação.

E os outros 20%?

Apesar de a maioria do povo cuiabano correr para longe da folia, 13% pretendem ir para a festa (e 7% ainda não sabem o que fazer). Neste caso, 32% vão ficar na baixada cuiabana, enquanto 7% vai para fora de Mato Grosso, e 5% para outras cidades do estado.

As festas de rua são as queridinhas: 71% dos carnavalescos preferem este tipo de festa, contra 11% que vão para escolas de samba, 11% que vão para clubes e 7% que vão para casas noturnas.

O gasto médio pretendido é de R$243,30, sendo a maior parte com comida e bebida, já que 57% não vão pagar ingressos para festas de carnaval. O gênero musical preferido é pagode (38%) e axé (36%).

Todos os entrevistados apontaram necessidade de melhorias para o carnaval cuiabano: 69% sugeriram mais segurança, 35% mais opções de atividades de lazer e recreação, 13% maior disponibilidade de transporte público e 10% melhor organização dos eventos.

Veja o infográfico completo na galeria. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet