Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

mais próxima

Maior ‘Superlua’ de 2019 acontece na noite desta terça-feira

Foto: National Geographic

Maior ‘Superlua’ de 2019 acontece na noite desta terça-feira
A maior Superlua de 2019 acontece na noite desta terça-feira (19). O fenômeno, que não é tão importante para a astronomia, surpreende pela beleza, e acontece quando a lua está mais próxima à Terra.

Leia também:
Lua de sangue: Saiba em qual horário o ‘maior eclipse do século XXI’ será visível de Cuiabá

“Devido a um efeito de ilusão de ótica, a Lua parece maior próxima ao horizonte, e, por isso, ela parecerá maior na madrugada do dia 19, pouco antes dela se pôr. Ainda assim, ela estará esplendorosa no começo da noite do dia 19, quando estiver se levantando”, informa a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva.

A ‘Superlua’ acontece quando o satélite, na fase cheia ou nova, “encontra-se no perigeu, ou, em pelo menos 90% de sua máxima aproximação à Terra, de acordo com a definição de Richard Nolle que a nominou. Para o público em geral, uma Super Lua está associada à Lua na fase cheia, quando a beleza da Lua pode ser observada”, completa Telma.

De acordo com o site USA Today, nesta terça-feira (19) a lua estará a uma distância de cerca de 340 mil quilômetros da Terra — 27,4 mil quilômetros mais próxima que a distância média.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet