Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

vocação

Após três anos de estudo, administradora deixa empresa inglesa para vender geleias artesanais em MT

Foto: Arquivo Pessoal

Após três anos de estudo, administradora deixa empresa inglesa para vender geleias artesanais em MT
A paulista Mônica Ferreira de Moraes, 37, sempre trabalhou com administração. Pós-graduada em ‘Supply Chain’ (uma cadeia de suprimentos) e logística, ela era funcionária de uma empresa inglesa de validadores de cédulas, mas deixou o cargo de coordenadora para trás quando decidiu se dedicar à sua paixão: a gastronomia. Depois de dois anos de estudos na área, encontrou as geleias, e mergulhou de vez.

Leia também:
​Mato-grossense de 60 anos produz vinho de jabuticaba com frutas de seu quintal

“Eu sempre gostei de cozinhar (por influência da minha mãe, que é cozinheira de mão cheia) e tinha o desejo de trabalhar em algo relacionado à gastronomia algum dia na vida”, lembra Mônica. “Em 2015, terminei minha pós-graduação em Logística e Supply Chain e prometi para mim que, daquele momento em diante, eu só estudaria coisas relacionadas à gastronomia, até me decidir com o que iria trabalhar nesta área”.

A partir desta decisão, ela fez cursos práticos de gastronomia e panificação no Senac, e continuou trabalhando na empresa inglesa. No final de 2017, em uma feira de livros da Universidade de São Paulo (USP), ela comprou diversos livros de culinária, e entre eles estava um sobre geleias.

"Foi aí que veio o click: geleias tem prazo de validade extenso e eu poderia levar em paralelo com o meu trabalho na empresa. Comecei a procurar cursos com técnicas de envase, armazenagem, conservação e receitas de geleias e conservas, até que cheguei em Lumiar, próximo à Nova Friburgo, no RJ. Lá fiz um curso intensivo no assunto e, em janeiro de 2018, comecei a produzir minhas próprias geleias, com receitas criadas por mim”.

Foram oito meses produzindo as geleias nos finais de semana, enquanto trabalhava durante a semana como coordenadora. Em setembro, decidiu se desligar do trabalho, mudou-se para Rondonópolis (219km de Cuiabá), e começou a se dedicar integralmente às geleias e conservas. Assim nasceu o ‘Santa Úrsula Geleias e Conservas’.

Os produtos de Mônica são feitos de acordo com a sazonalidade das frutas, o que torna o cardápio rotativo. No entanto, dentre os sabores mais pedidos estão os de manga com maracujá, três pimentas, maçã com canela, além da berinjela Siciliana e o chutney de manga. Todos os produtos são artesanais e sem conservantes.

As geleias estão à venda em pontos comerciais de Rondonópolis (Empório Casa da Farinha, Frutaria Goiânia, Assado & Cia, Empório Villa Bela e A Casa do Rio), e a ‘Santa Úrsula’ também faz entregas na cidade. Para Cuiabá, os produtos são trazidos quinzenalmente, e os pedidos devem ser feitos via WhatsApp.

Além das receitas, Mônica faz questão de mostrar ao cliente as ‘infinitas formas’ de consumir geleias. “Em todas as nossas tags apresento ideias de consumo, para que o cliente saia da tradicional torradinha/pão e ouse, usando geleias no preparo de sanduíches, saladas, carnes acompanhadas em sorvetes, panquecas, waffles, bolos e uma série de outras opções”, garante.

“O que mais me encanta em produzir geleias é que, com imaginação, pode-se produzir geleia de praticamente qualquer fruta ou legume! Sem dizer que hoje dá para criar geleias alcoólicas, de especiarias, de chás e até mesmo de flores. O meu desafio é esse: inovar nos sabores, sempre”, finaliza Mônica.

Serviço

Santa Úrsula geleias e conservas
- Instagram: @santaursulageleias
- Facebook: Santa Úrsula Geleias
Encomendas via inbox das redes sociais ou pelo WhatsApp (66) 99619-5454
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet