Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

flor de atalaia

Para participar de maior festival de dança do mundo, grupo de siriri faz vaquinha online

Foto: Reprodução

Para participar de maior festival de dança do mundo, grupo de siriri faz vaquinha online
Há cinco anos, o grupo de siriri “Flor de Atalaia” leva por meio da dança a cultura regional mato-grossense para outros estados e países. Agora, o desafio do grupo é participar do Festival de Dança de Joinville (SC), em julho. Definido como o maior evento de dança do mundo, em número de participantes, o Flor de Atalaia conta com uma "vaquinha" online para conseguir custear a viagem.

Leia mais:
Bandas cuiabanas realizam evento beneficente para ajudar agente cultural que fraturou a coluna


De acordo com o livro Guinnes dos Recordes, o Festival de Dança de Joinville já contabilizou cerca de 4,5 mil bailarinos. Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuina, o evento é importantíssimo para garantir uma experiência única para o grupo, além de voltar os olhos do mundo para uma dança tradicional mato-grossense.

“A gente acompanha pela internet os festivais que acontecem no Brasil, e achamos interessante essa oportunidade que a gente podia ter de conhecer e vivenciar essa experiência no festival. Até porque, ele é competitivo, então dá um feedback legal pro próprio trabalho que a gente está fazendo, avaliado por profissionais da dança e por pessoas que acompanham o segmento”, explica.

O Flor de Atalaia já participou de festivais no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Rio Grande do Sul, São Paulo e até mesmo na Argentina. Entretanto, com cerca de 40 pessoas envolvidas no grupo, seja com a dança e a música, o principal desafio para participar dos festivais é o custeamento da locomoção. Para esse festival, estima-se que as despesas ficam na casa de R$ 30 mil.

Nos outros eventos, eles já chegaram a vender sabão artesanal, feito com óleo de cozinha, além de canecas, pastéis e as tradicionais rifas. Por ideia de um amigo, Cristina conta que eles resolveram apostar na vaquinha online, plataforma que recolhe doações de quaisquer valores, com uma data definida para bater a meta.

“Eu não tinha conhecimento da vaquinha, mas um amigo me sinalizou, e disse que não custava nada fazer o cadastro e arriscar. Então a vaquinha vai auxiliar a gente”, conta Cristina. Além da vaquinha, eles ainda vão vender rifas, o que ela acredita ser uma boa alternativa, por envolver mais o “corpo a corpo”.

A vaquinha foi aberta no dia 21 de janeiro, e encerra em 21 de fevereiro. Até o fechamento dessa matéria, R$ 400 foram arrecadados.

Um bazar também será realizado, no dia 16 de fevereiro, no quintal da casa onde eles realizam os ensaios.

Para doar, acesse o site da vakinha online.

Festival de Dança de Joinville

O festival ocorre todos os anos no mês de julho. Foi criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e pela artista plástica Albertina Tuma. Cada edição do festival dura em torno de duas semanas, geralmente nas duas últimas semanas de julho. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Serviço

Data:
16 de fevereiro (sábado)
Endereço: R. C, 250 - Parque Atalaia, Cuiabá - MT, 78095-030
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet