Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

nina hagen

Obra de Adir Sodré integra exposição no 'Museu da Arte Brasileira' em São Paulo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Obra de Adir Sodré integra exposição no 'Museu da Arte Brasileira' em São Paulo
Uma obra do artista plástico cuiabano Adir Sodré integra, durante todo o ano, a mostra de longa duração ‘Palavras Somam’, que acontece em São Paulo, no Museu de Arte Brasileira (MAB) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A tela em questão é ‘Nina Hagen’, de 1986, que já compunha o acervo do Museu. 

Nina Hagen (1986)

Leia também:
Adir Sodré compõe exposição sobre histórias da sexualidade no MASP e ganha destaque na mídia nacional

Adir é conhecido por seus ‘falos’, e, em 2017, integrou também a exposição ‘Histórias da Sexualidade’, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em 1970, rompeu com os traços de seus mestres, Humberto Espíndola e Dalva de Barros, criando estilo próprio.
Foi neste momento que ‘abandonou’ a temática de protesto e passou a referenciar o erotismo e a irreverência. Foi numa fase inspirada por turistas e pela cantora alemã Nina Hagen que o quadro – hoje exposto no MAB – foi feito.

Pessoas somam

De acordo com o site do museu, a mostra reúne 80 obras de seu acervo, e nove de artistas convidados. A curadoria é de Laura Suzana Rodríguez, e a exposição “retrata um amplo período da história da arte brasileira, desde a década de 1940 até os dias atuais e traz à tona a presença e a potência da palavra nas artes visuais. Seja como uma interferência poética, uma crítica ferrenha ao status quo, com a criação de uma grafia própria e indecifrável que instiga o observador ou com títulos que ampliam o sentido da obra, a palavra sempre entra para somar outros significados e leituras possíveis”.

As obras expostas são das décadas de 40 a 80. Além de Adir, estão presentes mais de 40 artistas do acervo, entre eles Alex Flemming, Antonio Henrique Amaral, Claudio Tozzi, Jac Leirner, Leon Ferrari, Odilla Mestriner, Pedro Escosteguy, Regina Silveira e Wesley Duke Lee e artistas contemporâneos convidados como Ana Mazzei, Beth Moysés, Marcela Tiboni, Panmela Castro, Pedro Guedes e Tec.

Alguns artistas também serão convidados temporariamente. No primeiro semestre, participarão Walmor Corrêa e Regina Parra, ambos com obras que refletem sobre os lugares da mulher ao longo da história.

Serviço

Exposição: "Palavras Somam", coletiva com curadoria de Laura Suzana Rodríguez 
Datas e horários: De 17 de janeiro a 15 de dezembro de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado.
Local: MAB FAAP (Sala Annie Alvares Penteado) | Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet