Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

da unicamp

Travesti 'putafeminista' integra pela primeira vez banca de defesa de doutorado na UFMT

Foto: Guilherme Santos / Sul 21

Travesti 'putafeminista' integra pela primeira vez banca de defesa de doutorado na UFMT
A pesquisadora e doutora em crítica literária pela Universidade de Campinas (Unicamp) Amara Rodovalho Fernandes Moreira, mais conhecida como ‘Amara Moira’, será a primeira transexual a participar de uma banca de defesa pública de tese de doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A defesa acontece na próxima segunda-feira (28).

Leia também:
Documentário sobre as primeiras artistas travestis do Brasil fica em cartaz até quarta-feira em Cuiabá

De acordo com a assessoria da instituição, o evento acontece às 14h, no Auditório M, do Instituto de Linguagens, e a tese, intitulada “Nossos corpos não são mais os mesmos: Narrativas de mulheres trans e travestis sobre o processo de envelhecimento”, será defendida pela doutoranda Ana Paola de Souza Lima.

O trabalho é orientado pelo professor Danie Marcelo de Jesus, e tem por objetivo “compreender como as travestis e mulheres trans constroem sentidos acerca de si, sejam elas idosas ou não, entender como percebem e significam o seu processo de envelhecimento e também de assimilar como essas pessoas articulam as noções de gênero e envelhecimento na sua construção identitária”.

Amara Moira é travesti, putafeminista, doutora em crítica literária pela Unicamp, colunista na Mídia Ninja, professora de literatura no cursinho ‘Descomplica’ e autora do livro ‘E se eu fosse puta?’, lançado em 2016 e relançado em 2018 com o título ‘E se eu fosse puRa’, como uma forma de ironia em resposta ao conservadorismo.

Além dela, participam da banca examinadora o professor Rubenilson Pereira de Araújo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os professores da UFMT Renilson Rosa Ribeiro, Luís César Mendes, Maria Aparecida dos Santos (suplente) e Solange Maria de Barros (suplente).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet