Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo

Veja dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias

Veja dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias
Para a grande maioria das pessoas, as férias são sinônimo de relaxamento e hora de fugir dos compromissos do dia a dia. E isso vale também para a alimentação regrada e para a rotina de treinos. Quando as folgas acabam, no entanto, vem a culpa e a dificuldade para retomar o ritmo dos exercícios físicos.

Leia também:
Treinador Gil Melo fala sobre os métodos bi-set, tri-set e super-set

Como voltar à rotina de treinos na academia

É hora de dizer adeus às férias e retomar as atividades físicas. Nem sempre é fácil voltar ao ritmo, porque o corpo perde condicionamento, força, resistência e flexibilidade mesmo com poucos dias de repouso.

É comum ainda perceber que quem treina com regularidade tem uma tendência maior de ganhar peso durante as férias. Isso acontece porque essas pessoas têm o metabolismo mais acelerado por causa do esporte. No período de descanso, o metabolismo diminui e o excesso de calorias ingeridas é transformado em gordurinhas.
Mas nada de desespero.  É possível voltar com tranquilidade à forma e ao ritmo dos treinos.

Vá com calma

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Vá com calma. Acelerar e pegar pesado só irá causar lesões e fadiga. A dica é usar cargas menores e fazer mais repetições.

Cuide da alimentação

Como sabemos que é normal abrir mão da alimentação equilibrada nas férias, é importante retomar o cardápio balanceado(nutricionista)  antes de voltar aos treinos. Evite excesso de açúcar, sal e álcool.

Para hipertrofia muscular

Para quem quer ganhar massa magra, fica a dica: as células musculares não diminuem no período em que você fica sem treinar. Por isso, após alguns dias de retorno, os músculos recuperam a força e o condicionamento.

Aquecimento

Aumentos da circulação e liberação do liguido sinovial evitando lesões. 

Alongue-se

Antes de iniciar cada atividade, alongue-se para evitar lesões.

Escute o seu corpo

Mesmo se você tem uma rotina de treinos, respeite o seu ritmo. Cada pessoa sentirá uma evolução diferente (individualidades).

Dica para o ano todo

Durma bem. Esse momento de descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação. Busque sempre uma alimentação saudável. Além disso, lembre-se de ingerir bastante água. Busque o equilíbrio sempre!

Nada de frustrações

Deixe o foco em resultados de lado nesse início. O mais importante é recuperar o ritmo ou entrar no ritmo. Como é comum se sentir mais desmotivado ao retomar o treino, é importante usar recursos que aumentem o ânimo. Preparar uma playlist animada, busque um centro de treinamento onde respeitam os alunos. Treinar em um local diferente e chamar alguém para acompanhar é uma boa ideias. E nada de usar aparelhos ou tratamentos milagrosos.  

Fica fácil voltar ao ritmo aos treinos quando temos compromisso com nos mesmo. Mas não se esqueça: especialmente depois de ficar um tempo parado, é essencial procurar um médico, nutricionista para uma avaliação e contar com a ajuda de um profissional de educação física para elaborar sua periodização. Bom retorno! Bons treinos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet