Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

lei sancionada

SUS vai garantir cirurgia plástica reconstrutiva para vítimas de câncer de mama

Foto: Reprodução

SUS vai garantir cirurgia plástica reconstrutiva para vítimas de câncer de mama
A partir de agora, toda mulher vítima de câncer de mama terá cirurgia plástica reconstrutiva garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque nesta quarta-feira (19) o presidente Michel Temer sancionou uma lei, apresentada pelo deputado Carlos Bezerra (MDB-MT) em 2016.

Leia também:
Coach que descobriu câncer de mama fala sobre resiliência e como encarar as adversidades
 
O projeto (4409/16) foi aprovado no plenário da Câmara no início deste mês de dezembro, depois de receber alterações no Senado. Ela altera as leis 9.656/98 e 9.797/99 e assegura o direito à reconstrução das duas mamas, para garantir a simetria, bem como a reconstrução das auréolas mamárias.

“Chegamos ao final de 2018 com essa grande conquista para a mulher brasileira. Agora, todas terão direito ao tratamento completo, de cirurgia e plástica. Sem dúvida, uma grande conquista!”, comemorou Bezerra. Ele e a esposa, Teté Bezerra, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), participaram da solenidade no Palácio do Planalto.

Michel Temer parabenizou Bezerra pela iniciativa de apresentar o projeto. E observou que o tema saúde e direitos da mulher sempre esteve em pauta na atuação parlamentar do deputado.
 
Para Bezerra, a nova lei “faz justiça e valoriza a mulher”, principalmente aquelas que não dispõem de condições financeiras para realizarem a cirurgia plástica, o que, para ele, resulta em um grave problema social, de autoestima.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, apenas 20% das mulheres com câncer de mama são submetidas a cirurgia reparadora, mesmo sendo recomendado pelo sistema de saúde.
 
Teté Bezerra lembrou que o deputado elaborou e encaminhou o projeto na Câmara depois de uma reunião que teve com profissionais do Hospital de Câncer de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet