Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

Luxo sem Lixo

Projeto transforma produtos reciclados em fonte de renda para pequenos artesãos

Foto: Divulgação

Projeto transforma produtos reciclados em fonte de renda para pequenos artesãos
O Instituto Nassar (sigla que significa Natureza, Amor, Saber, Simplicidade, Amizade e Realização), foi idealizado pelo jornalista, publicitário e coach em amplitude humana Dehyvin de Almeida e tem como objetivo promover o empreendedorismo social, e o despertar da consciência para as questões relacionadas ao meio ambiente. Atuando de forma particular e sem vínculo religioso ou com o governo.

O Nassar desenvolve vários projetos sociais, dentre eles, o Projeto Luxo sem Lixo, onde os artesãos recebem tecidos que iriam para o lixo e produzem bolsas e acessórios para serem vendidos. Para muitos, esse artesanato é a principal fonte de renda e uma oportunidade de despertar a consciência para o excesso no consumo de plástico.

Leia mais
Projeto oferece cursos de embelezamento, bordado, artesanato e reciclagem a 1200 mulheres de Cuiabá e VG
 
A administradora do Nassar, Bhell Hugueney, contou ao Olhar Direto como funciona o Projeto Luxo sem Lixo e como ele é importante não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas que participam e dependem da venda dos produtos. O Luxo sem Lixo faz parte do projeto Verde Vivo e surgiu após o instituto receber uma doação de tecidos de cortina persiana. 



Para reaproveitar o tecido e transforma-lo em algo que gerasse renda e abraçasse a ideia da sustentabilidade, surgiu a ideia de fazer bolsas, jogo americano e acessórios em geral. Embora a principal matéria prima seja o resíduo de cortina persiana, o projeto realiza campanhas para arrecadação de jeans, estofados e produtos usados que possam ser utilizados na confecção das peças.

Bhell explica que o jeans é muito prejudicial ao meio ambiente, tanto na fabricação quanto na decomposição do tecido na natureza. Além disso o projeto foi atrás de outros parceiros, “fechamos parcerias com pessoas que fabricam sapatos, sofás e algumas costureiras, então a Luxo sem Lixo é baseada em coisas que se tornariam lixo e puderam ser aproveitadas, transformadas”, afirma.



As pessoas que trabalham no projeto ganham uma porcentagem pelas peças produzidas e outra parte do valor é destinado para o custeio dos projetos do Nassar. Um dos objetivos do projeto é despertar a consciência para a diminuição do consumo de plástico. Os resíduos que sobram dessas produções também são usados em campanhas realizadas em escolas, e até mesmo na sede do Nassar, “Os resíduos que sobram do corte da persiana são transformados em chaveiro exatamente para não gerar mais lixo, esse chaveiro é produto da campanha. As crianças costuram, pintam e colocam o enchimento nos chaveiros, é uma forma de conscientizar os pequenos também”, ressalta.



Em junho deste ano, o Nassar lançou a campanha “Faço a minha parte por um mundo melhor”, que é baseada na fabula do beija-flor. Bhell explica que “se cada pessoa fizer a sua parte, mesmo que ache que isso não vai ser nada, o mundo muda. Então estamos trabalhando nisso, em pequenas atitudes em prol do meio ambiente, em prol de ser uma pessoa melhor para o mundo”.
 
Para quem tiver interesse em doar os materiais ou comprar as peças produzidas pelo projeto, pode entrar em contato pelo telefone (65) 98402-1314, ou pelas paginas no Instagram e Facebook

Serviço:
Nassar
Rua solimões 13
Bairro Jardim Aquarius (proximo ao Hotel Fazenda Mt)
Cuiabá- Mt
Telefone: (65) 98402-1314
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet