Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

Fenucab

Procissão para Yemanjá termina com oferendas no rio Cuiabá e almoço gratuito neste domingo

Foto: Alex Oliveira

Procissão para Yemanjá termina com oferendas no rio Cuiabá e almoço gratuito neste domingo
Uma procissão para Yemanjah acontece no próximo domingo (9) em Cuiabá, com saída às 8h do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, no bairro Dom Aquino, e chegada às margens do rio Cuiabá, onde serão feitas oferendas. O evento é organizado pela Federação Nacional de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros (Fenucab), sob a coordenação do pai de santo Airton dos Santos.

Leia também:
Encontro Umbandista comemora 110 anos da religião e discute intolerância em Cuiabá
 
De acordo com a assessoria, esta é a 59ª edição da procissão em Cuiabá. Yemanjah é conhecida como a ‘Rainha do Mar’ entre os que cultuam as religiões de matriz africana.
 
O pai de santo Airton dos Santos tem 85 anos e comanda a procissão, que começou a ser realizada na capital em dezembro de 1960, como forma de comemorar o dia da Umbanda.

Na época, o dia foi decretado feriado por proposição apresentada pelo então deputado estadual Humberto Bosaipo, e sancionado pelo então governador Júlio Campos.

Em 1981, Yemanjah passou a ser a padroeira da Fenucab por orientação mediúnica ao pai de santo Airton dos Santos, que continua atendendo no centro espírita. Hoje, ele é vice-presidente da Fenucab e defende a inclusão da procissão a Yemanjah no calendário de comemoração dos 300 anos de Cuiabá, em 2019.

No domingo, após a procissão, haverá almoço gratuito e homenagens a outras entidades da umbanda, como pretos velhos e caboclos.
 
Serviço

Procissão para Yemanjá
Data: Domingo, 9 de dezembro
Saída: 8h
Local de saída: Centro Espírita Nossa Senhora da Guia - Rua Fenellon Muller, 196 – bairro Dom Aquino
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet