Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

graduação

MT Escola de Teatro forma os primeiros profissionais em artes cênicas

Foto: Reprodução

MT Escola de Teatro forma os primeiros profissionais em artes cênicas
Os frutos da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Cultura (SEC-MT), que tornou a MT Escola de Teatro um polo de formação superior em teatro, começam a ser colhidos com a colação de grau de 33 alunos, no próximo dia 10 de dezembro, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais:
Incasa apresenta peça infantil que levará público a uma viagem pelo corpo


Os primeiros alunos do projeto deverão se formar na próxima semana, já que o curso tem dois anos de duração. Eles receberão o diploma pela Unemat com o título de tecnólogos em artes cênicas. Dessa maneira, ganham tanto a comunidade quanto o mercado de trabalho, o lazer e a cultura.

Dos 33 formandos, 15 de são da área de atuação, 4 de dramaturgia, 3 de direção, 3 de produção, 3 de cenário e figurino, 3 de iluminação e 2 de sonoplastia.

Para a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, a parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) para oferta do curso é motivo de imensa satisfação. "De modo que formaremos a primeira turma com a certeza de que cumprimos as metas, em consonância com o anseio social e compromisso com a cultura", declara.

A MT Escola de Teatro utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina. "Nós, da MT Escola, temos como missão ser a ponta de lança na vanguarda das artes, nos antecipando ao debate e à reflexão sobre tópicos que consideramos essenciais", destaca Ivam Cabral, Diretor Executivo da ADAAP.

Conforme o secretario de Estado de Cultura de Mato Grosso, Gilberto Luiz Canavarros Nasser, a MT Escola forma profissionais do palco e dos bastidores comprometidos com a realidade. "É uma honra para o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, atuar nesta parceria que revela bons indicadores no desenvolvimento das artes em nosso estado", exalta o secretário.

De 5 de dezembro até 10 janeiro de 2019 estarão abertas as inscrições para os cursos de tecnologia em teatro da MT Escola de Teatro. As vagas são para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas no site da Unemat (www.unemat.br/vestibular).

Serviço

Data:
10 de dezembro
Horário: 19h30
Endereço: Cine Teatro Cuiabá (Avenida Getúlio Vargas, 247, Centro)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet