Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

variedade

Após 30 anos servindo grandes mercados, empório reúne produtos naturais de alta qualidade

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após 30 anos servindo grandes mercados, empório reúne produtos naturais de alta qualidade
Mesmo com a porta fechada, o cheiro dos produtos do Empório Matí invade as narinas  de quem passa ainda na calçada. De industrializados, somente as balinhas no pote do balcão: as outras dezenas de refratários que se distribuem em fileiras nas bancadas e armários da loja contêm apenas produtos naturais, pouquíssimo processados.

Leia mais:
Em ‘mercado saudável’, castanhas, temperos e suplementos a granel são vendidos até 60% mais baratos


O proprietário do Empório, Roberto Maeda, se identifica apenas pelo sobrenome, por ser uma figura já conhecida no ramo de distribuição de alimentos em Cuiabá. Há pelo menos 30 anos, o homem já encheu as gôndolas de supermercados como Comper e o antigo Modelo. “Todo mundo aqui me conhece só por Maeda mesmo”, diz.
 

De poucas palavras e atarefado para atender os clientes, que não param de entrar na loja, Maeda contou sua história rapidamente. Paulista bairrista do Brooklyn e economista de formação, ele trabalhava na Avenida Paulista.

Contudo, o adoecimento do sogro fez com que ele se lançasse no ramo do hortifruti. “Essa empresa de verduras era do meu sogro. Ele passou mal do coração, e tive que vir lá de São Paulo. Besteira que eu fiz, né? Largar minha profissão pra vir pra cá, pra ser verdureiro”, diz entre risos.
 

Todos os produtos têm descrições sobre suas propriedades e benefícios
 
Da movimentada Avenida Paulista, um dos pontos turísticos e corredor comercial de São Paulo, Maeda se mudou para Cuiabá, em 1988. A adaptação foi difícil no início, pois a capital mato-grossense dos anos 80 estava muito “atrasada”, em comparação aos grandes pólos comerciais do sudeste e sul do país. “Imagina isso aqui, 30 anos atrás... Mas meu sogro estava morrendo. Não tinha jeito, tinha que vir pra cá”.

Com o tempo, o ex-economista e agora verdureiro foi pegando o jeito da indústria de distribuição de alimentos, e logo começou a ser um dos principais fornecedores para os mercados de Cuiabá.
 

Porém, com o pedido de recuperação judicial da rede de supermercados Modelo em 2013 – e que acabou falindo, posteriormente – Maeda teve novamente que se reinventar. Foi assim que em maio de 2017, o Empório Matí nasceu.

“O Modelo quebrou, e eu fiquei com muito caminhão grande, parado... E eu pensei ‘ah, vou vender tudo’, começar com coisa pequena. E eu já estou ‘véio’ também, já tenho filhos crescidos, era só pra não ficar parado. Logo, logo, estou parando. Compro uma moto Honda e vou viajar!”, conta novamente rindo.

Os produtos

Os clientes do empório são bem diversificados. De idosos a jovens, com roupas informais ou de academia, quem entra no estabelecimento de alguma forma já sabe o que procura, mas ainda recebe dicas do que levar. O diferencial do lugar, é que a clientela pode degustar os produtos.
 

Clientes podem provar os produtos

De acordo com o proprietário, a especialidade dele são temperos: são mais de 30 especiarias. Fora isso, há uma infinidade de variações de grãos, chás e frutas desidratadas. Os produtos são importados e é possível encontrar até mesmo blueberry e cranberry, frutas tipicamente americana.

Serviço

Endereço:
R. Barão de Melgaço, 2000 - Centro Sul, Cuiabá - MT, 78025-300
Horário: fecha às 18:00
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet