Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artesanato

arteria da mo

Mestre em política social investe em artesanato e cria empresa de bordados e pinturas

Foto: Reprodução

Mestre em política social investe em artesanato e cria empresa de bordados e pinturas
Foi depois que uma amiga lhe pediu para que fizesse uma camiseta com a ilustração da pintora mexicana Frida Kahlo que a assistente social Monize Rodrigues Miranda, 26, percebeu que poderia transformar um dom antigo em sua nova profissão. Mestre em política social, ela teve dificuldades em encontrar trabalho em sua área de formação, e foi nos bordados e nas pinturas que se encontrou.

Leia também:
Mestre em zootecnia se redescobre com artesanato em vasos de cimento
 
“Tenho em minhas raízes veias artesanais, por influência familiar e por gosto e iniciativa próprios também. Sempre gostei de presentear quem eu gosto com coisas que eram feitas por mim”, contou ao Olhar Conceito. Diante das dificuldades, ela decidiu criar um Instagram para expor as artes que fazia. Fez, também, cursos de cursos de aquarela, Hand Lettering e Brush Lettering, e aprimorou os bordados.
 
Depois que fez a camiseta da Frida para a amiga, Monize começou a receber mais e mais pedidos. Hoje, grande parte de sua renda vem da ‘Arteria da Mo’, onde ela produz desde camisetas ilustradas e personalizadas com bordado ou pintura, ilustrações em aquarela para emoldurar e decorar ambientes, bordado ou pintura em bastidor, geralmente em tecido de algodão cru, bordado em capas de almofadas e cadernos personalizados feitos à mão, em tamanho A5. Os preços variam entre R$ 35 reais a R$ 55.
 
Segundo Monize, o principal diferencial é o fato de o produto ser personalizado. “Sabe aquilo que acontece em grandes centros? Aquelas pessoas que geralmente ficam na rua com uma mesa, uma cadeira, e uma plaquinha com os seguintes dizeres: “escuto histórias”; “escuto historias de amor”, nesse sentido? Esse é o diferencial da produção e dos produtos da Arteria da Mo. As pessoas vêm até mim, e eu escuto as histórias, as vontades, as ideias iniciais, seja ela qual for, e a partir disso, surge a minha ideia, inspirada em cada historia e vontade individual. Amo ouvir as histórias, e dai, materializar algo a partir dela, é gratificante”, afirma.
 
Todos os produtos são feitos de forma manual, sem o auxílio de máquinas, com pinceis, tintas, canetas (brush pen) específicas, papeis específicos, tecidos, agulhas e linhas, dependendo o que for pedido. “Tudo com muito capricho, cor, e afeto, da embalagem, ao produto final. Penso também que a minha sensibilidade artística se conecta com os tempos atuais e suas controvérsias. Tento me expressar por meio da arte combinando a estética com a ética. Penso ser esse também o diferencial”, completa a artesã.
 
Como os produtos são personalizados, os pedidos devem ser feitos com certa antecedência. “O trabalho manual requer muito tempo, cuidado, atenção, não existem máquinas trabalhando por nós, a não ser nosso próprio corpo, no entanto, a satisfação final, tanto de quem faz, quanto de quem recebe é significante. Acredito que temos que oportunizar mais visibilidade, credibilidade, e valorização a todas e todos artesãs e artesãos que realizam esses tipos de trabalho. Claro que é uma fonte de renda, precisa, necessária, mas, também, um trabalho muito prazeroso, construtivo e cheio de muita cor”, finaliza.

Serviço
 
Arteria da Mo 
INSTAGRAM
Pedidos: (65) 99229-6718
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet