Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

em Cuiabá

Encontro de Mulheres Negras tem rodas de conversa com cineastas, jornalistas e pedagogas

Foto: Reprodução / Blogueiras Negras

Encontro de Mulheres Negras tem rodas de conversa com cineastas, jornalistas e pedagogas
Com mesas redondas com cineastas, jornalistas e pedagogas, acontece neste sábado (27) o Encontro Municipal de Mulheres Negras, em comemoração aos 30 anos do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras. Desta vez, o tema do encontro é “Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil”, e acontece das 13h30 às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misc).

Leia também:
Secretário se reúne com setores da cultura para definir aplicação de recursos em 2019
 
De acordo com a assessoria, o evento é preparatório para a etapa estadual, que acontece em Cuiabá no dia 30 de novembro, e a nacional, que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Goiânia (GO).
 
No sábado (28), haverá uma mesa redonda com a estudante e cineasta Isabela Ferreira, diretora do filme "Como ser racista em 10 passos", que vai falar sobre a mulher negra e a mídia, e a jornalista Neusa Baptista, autora do livro "Cabelo Ruim?", que vai falar sobre a temática do movimento de mulheres negras, com base em seu estudo "Ativismo de mulheres negras em Cuiabá: práticas de comunicação e vinculação social".

Além delas, participam também a pedagoga e mestre em Educação Zizele Ferreira, pesquisadora do Nepre (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação/UFMT), que vai falar sobre o movimento social negro estudantil no Ensino Superior, e as estudantes de psicologia da mesma universidade, Talita Gonçalves e Mariana Lopes, que vão falar sobre o tema "Juventude negra e LGBT".
 
Quem organiza o evento é o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune) e o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso. O objetivo é debater as demandas de inclusão social e econômica das mulheres negras frente ao momento político atual e a conscientização contra o racismo, o sexismo e o fascismo. 
 
Participam do encontro mulheres de religião de matriz africana e quilombolas dos municípios Nossa Senhora do Livramento, Barra dos Bugres, Poconé e Chapada dos Guimarães. O evento é aberto a todas as mulheres interessadas. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet