Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

cinesolar

Movida a energia solar, municípios mato-grossenses recebem van que leva magia do cinema às crianças

Foto: Israel Barreto

Movida a energia solar, municípios mato-grossenses recebem van que leva magia do cinema às crianças
O projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do país, ganha uma nova vertente. A partir desta segunda-feira (1), até 9 de outubro, Santa Carmem (dia 1º.), São José do Rio Claro (dia 2 e 3), Nortelândia (dia 4), Jangada (dia 5), Campo Verde (dia 6) e Barra do Garças (dia 9), recebem a primeira temporada do “Cinesolarzinho” que, como o próprio nome sugere, é uma versão voltada exclusivamente para o público infantil, com programação exclusiva de curtas metragens para crianças e toda a família. As sessões, gratuitas e abertas ao público.

Leia mais:
Documentário sobre Mata Cavalo é lançado em Livramento e vai para mais 50 cidades do Brasil


A iniciativa é lançada pela Brazucah Produções, com patrocínio das Águas de Santa Carmem, Águas de São José do Rio Claro, Águas de Nortelândia, Águas de Jangada, Águas de Campo Verde e Águas de Barra do Garças, empresas do grupo Aegea. O objetivo é levar a diversas cidades do País, eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto. A entrada é franca e conta com a participação de um apresentador que faz a mediação entre os filmes e o público.

Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Em São José do Rio Claro, Nortelândia, Campo Verde e Barra do Garças, acontecerá também a Oficina de Cinema (Oficinemas Solares), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que será exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

De acordo com Cynthia, o objetivo do Cinesolar e, agora, do Cinesolarzinho, é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. “Utilizamos energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de um veículo equipado com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da ‘sala de cinema’), além de sistema de projeção e até um EcoVJ”, afirma.

Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.  “Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar, o que deve acontecer ainda mais no Cinesolarzinho”, diz Cynthia. “O novo projeto atende principalmente as crianças do nosso País. Pensar o futuro do Brasil é pensar em ações que impactem o imaginário infantil e que que possam dialogar também com os adultos que estarão nessas atividades com seus, filhos, sobrinhos e netos”, acrescenta.

“O principal objetivo da concessionária é fomentar e incentivar projetos que despertem a imaginação do público, criando espaços com variedades culturais e possibilitando acesso e informação à comunidade de vários bairros. A concessionária, além de promover saúde e bem-estar, visa ajudar na formação cultural da população local de onde estamos inseridos”, destaca Letícia Sant’Ana, coordenadora de Projetos Sociais da Aegea MT.

O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o patrocínio da Aegea Saneamento, das Águas de Santa Carmem, Águas de São José, Águas de Nortelândia, Águas de Jangada, Águas de Campo Verde e de Águas de Barra do Garças e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo).  Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.

Sobre o Cinesolar

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto.

Veja a programação da 1ª. Temporada:

Data: 1 de outubro, segunda-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Praça Emilio Malinski, Centro
 
Local em caso de chuva: Salão dos Idosos
 
Patrocínio: Águas de Santa Carmem
 
Apoio Local: Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação

São José do Rio Claro
 
Data: 2 de outubro, terça-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Praça Domingos Briante “Praça Central”, à av. Júlio de Campos
 
Local em caso de chuva: Ginásio Esportivo Carlos Bezerra, na Praça Domingos Briante, à av. Júlio de Campos.
 
Patrocínio: Águas de São José

Data: 3 de outubro, quarta-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Praça Domingos Briante “Praça Central”, à av. Júlio de Campos
 
Local em caso de chuva: Ginásio Esportivo Carlos Bezerra, à Praça Domingos Briante, à av. Júlio de Campos.
 
Horário da Oficina de Cinema: das 9h às 12h
 
Nortelândia
 

Data: 4 de outubro, quinta-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n
 
Local em caso de Chuvas: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n
 
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
 
Endereço da Oficina de Cinema: Escola Estadual Idalina de Farias, à av. Prefeito João Macauba, s/n
 
Patrocínio: Águas de Nortelândia
 
Jangada
 
Data: 5 de outubro, sexta-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Paço Municipal / Prefeitura – bolsão em frente, à rua Antônio Bernardino, 770 - Centro
 
Local em caso de Chuvas: Ginásio do Paço Municipal
 
Patrocínio: Águas de Nortelândia

Campo Verde
 
Data:
6 de outubro, sábado
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 19h e 20h30
 
Local: Praça João Paulo Segundo, à rua Fortaleza, S/N, centro
 
Local em caso de Chuvas: Quadra da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, à avenida Vinicius de Moraes, 471.
 
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
 
Endereço da Oficina de Cinema: Centro Cultural
 
Patrocínio: Águas de Campo Verde
 
Barra do Garças
 
Data:
9 de outubro, terça-feira
 
Entrada: franca
 
Horário das sessões de cinema: 18h e 19h30
 
Local:
Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n – Vila São José
 
Local em caso de Chuvas: o mesmo
 
Horário da Oficina de Cinema: das 14h às 17h
 
Endereço da Oficina de Cinema: Escola Municipal Don Delice Farias dos Santos, à rua Cristóvão de Jesus, s/n – Vila São José
 
Patrocínio: Águas de Barra do Garças
 
Apoio Local: Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet