Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Campanha 2018

Campanha Outubro Rosa terá início neste domingo; abertura será no Parque das Águas

Foto: Reprodução/ Ilustração

Campanha Outubro Rosa terá início neste domingo; abertura será no Parque das Águas
A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2018, será realizada neste domingo (30), as 19h no Parque das Águas, em Cuiabá. O evento terá ainda a apresentação doSexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este ano o lema da campanha é: Para todas as gerações o importante é a prevenção.

Leia mais
Parceria iniciada por emenda de Sachetti assegura Centro de Diagnóstico de Hospital do Câncer

 
A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2018, vai ser realizada no domingo, 30 de setembro às 19h, no Parque das Águas, em Cuiabá, com a apresentação do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  

A MTmamma amigos do peito - a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso realiza o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama com uma série de atividades, ao longo do mês de outubro, como parte do movimento que acontece em vários países. Este ano o lema da campanha é: Para todas as gerações o importante é a prevenção.

Palestras agendadas em instituições públicas e privadas já estão sendo realizadas pela MTmamma, desde 20 de setembro. A partir do dia 01 de outubro, o Bazar Beneficente com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros Coração da Vida, agendas 2019 e necessairs, vai estar no Shopping 3 Américas, na Capital, e no Várzea Grande Shopping. Caminhada pela Saúde das Mamas, Dia na Praça Alencastro e a festa de encerramento da Campanha Outubro Rosa, a tradicional MACARROmamma, no Cenarium Rural, em 14 de novembro, integram a programação.  

A MTmamma  amigos do peito, desde 2010, leva informação à toda sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do autoexame, medida que pode representar a cura em mais de 90% dos casos,  orienta  homens e mulheres para que façam a consulta médica e os exames periódicos.

ESTATÍSTICA- No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.

Para a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, a informação é uma grande aliada para ampliar a detecção precoce da doença que atinge, a cada dia, mais mulheres, principalmente,  jovens, muitas assistidas pela associação, em Cuiabá. "O diagnóstico precoce pode salvar vidas já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura. Temos que ampliar a conscientização de mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. Alertamos para a prevenção em todas as gerações", destaca Cleuza Dias.
 A Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós tratamento do Câncer de Mama inspirou outras instituições publicas e privadas a realizar ações e o uso da cor rosa que é símbolo da campanha em todo o mundo. Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos. Formada por voluntários e assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados,  doações e colaboração para realizar atividades gratuitas como aulas de hidroginástica,  yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet