Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo dá dicas de treinamentos em circuito

Treinador Gil Melo dá dicas de treinamentos em circuito
Anda à procura de um programa de treino eficiente para perder gordura e aumentar a resistência cardiovascular, mas que também lhe proporcione um aumento da força e da massa muscular?

Leia também:
Treinador Gil Melo fala sobre os métodos bi-set, tri-set e super-set

O programa que pretende é sem dúvida alguma o treino em circuito, um dos tipos de treino que proporciona maior queima de calorias.

O treino em circuito é adequado para quase todos, desde o desportista de fim-de-semana ao atleta de elite para aumentar a sua capacidade física. Nesse respeito, uma única sessão é muito eficiente quando se trata de aumentar a força e a resistência física.

Este programa de treino foi desenvolvido por RE Morgan e G.T. Anderson em 1953 na Universidade de Leeds, na Inglaterra. 

No treino em circuito, cada exercício é realizado para um número específico de repetições ou durante um determinado período de tempo antes de passar para o próximo exercício.

Considera-se que um circuito está completo quando todos os exercícios do programa de circuito foram realizados, sendo que num programa podem ser realizados vários circuitos.

Um exemplo de um treino em circuito poderá ser:

*Parte superior do corpo

*Parte inferior do corpo

*Corpo completo

Vantagens e desvantagens do treino em circuito

Os circuitos são altamente adaptáveis para as necessidades ou desporto específico e podem ser completados com ou sem a necessidade de equipamentos caros de ginásio.

Vários estudos realizados na Universidade de Baylor e no Instituto Cooper mostram que o treino em circuito é a forma mais rápida de melhorar o condicionamento cardiovascular e a resistência muscular. Para além disso, outros estudos mostraram que o treino em circuito ajuda as mulheres a alcançar os seus objetivos e mantê-los durante mais tempo do que outras formas de exercício ou dieta.

Embora o treino em circuito seja indicado para aqueles que procuram queimar gordura e melhorar a sua resistência cardiovascular, é menos favorecido por aqueles que pretendem ganhar força e massa muscular.

No entanto, se está interessado em aumentar a sua massa muscular, pode reduzir o número de repetições realizadas durante cada exercício e aumentar o seu peso ou nível de intensidade. Para além disso, em vez de passar 45 a 60 segundos num exercício em particular, tal como você faria num treino em circuito comum, pode simplesmente reduzir a quantidade de tempo para 15 a 30 segundos por exercício.

Exemplos:

Circuito parte superior do corpo

Para realizar este circuito usando um número fixo de repetições, complete 10 a 12 repetições em cada exercício, com 15 a 30 segundos de descanso entre exercícios. Realize três a quatro circuitos completos antes de terminar o treino.



Circuito parte inferior do corpo

Este circuito pode ser realizado por tempo, ou completando o número desejado de repetições. Para realizar este circuito para tempo, complete 45 a 60 segundos, sem mais de 30 segundos de descanso entre cada exercício.

Para realizar este circuito usando um número fixo de repetições, complete 10 a 12 repetições em cada exercício, com 15 a 30 segundos de descanso entre exercícios. Realize três a quatro circuitos completos antes de terminar o treino.



Circuito de corpo completo

Cada exercício deste circuito de corpo completo deverá ser realizado durante 45 a 60 segundos, sem mais de 30 segundos de descanso entre cada exercício. Realize dois a três circuitos completos antes de dar o treino por completo.



Estes são apenas exemplos de treino em circuito, pode e deve-se formular treinos em circuito de acordo com as necessidades e individualidades.

Procure sempre um profissional capacitado e credenciado para lhe orientar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet