Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Tratativas

Cachoeira da Salgadeira poderá ser liberada para banho; Fotos e vídeo!

Cachoeira da Salgadeira poderá ser liberada para banho; Fotos e vídeo!
A administração do novo Complexo Turístico da Salgadeira - localizado às margens da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães - está conversando com órgãos estaduais para tentar a liberação do banho na cachoeira que fica no local. Este é um desejo da população, que vê o local como um dos mais atraentes do parque, reinaugurado no último sábado (30). Por enquanto, apenas a contemplação está autorizada. A entrada é gratuíta.

Leia mais:
Administração libera banho gratuito na Salgadeira: "As pessoas precisam conhecer"
 
“Existe a previsão de daqui alguns dias ou um mês de liberar a cachoeira para o banho. Mas isto ainda depende de uma conversa com o Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e governo do Estado. É um desejo de todos, então nós imaginamos que deva acontecer. Caso seja liberado, teremos uma adequação muito boa naquele local”, explicou o administrador do parque, Wanderson Nepomuceno.
 
Por enquanto, é possível apenas contemplar a cachoeira através de uma bela estrutura montada bem ao lado da queda d’água. No local, é possível sentir uma refrescante brisa. Além disto, é um ótimo ponto para tirar fotos e mostrar a beleza natural que existe na região.
 
Desde que foi reaberta, a Salgadeira já recebeu aproximadamente duas mil pessoas. Por enquanto, apenas uma parte do complexo está liberada para banho. Porém, isso acontece de forma controlada. Para ter acesso ao rio, os turistas precisam retirar uma pulseira no Centro de Informações, que dá direito a uma hora de banho.
 
O limite é de 45 pessoas por hora na área de banho da Salgadeira. Além disto, é proibido entrar no local com animais, bebidas, isopor e outros objetos que possam prejudicar a natureza. Dois monitores acompanham e estão disponíveis para auxiliar os turistas neste ponto.
 
A reforma
 
Ao custo de R$ 12,6 milhões, a reforma foi executada pela empresa Concremax Engenharia Ltda. Segundo a Secretaria de Cidades (Secid), a Salgadeira está mais organizada, moderna e cumprindo exigências de responsabilidade ambiental.
 
Agora, o complexo passará a contar com restaurante amplo, minimuseu, loja de souvenir, posto policial, mini auditório, área administrativa, playground, paisagismo e duas guaritas.
 
A novidade do projeto está na construção de uma estação de tratamento de esgoto, 24 postes de oito metros de altura, com lâmpadas de LED movidas à energia solar e a implantação de 540 metros de trilhas metálica, por onde os visitantes irão andar durante o passeio para evitar o contato com o solo e, consequentemente, sua depredação.
 
O local também terá mirantes, rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência. Além de estacionamento com 100 vagas para veículos, sendo cinco para ônibus, 84 para carros, além de 10 reservadas ao administrativo do complexo.

Confira vídeos do local:



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet