Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

competição de canoas

Com apoio a AL, Festa de São Pedro volta a ser realizada em Acorizal

Foto: Da Assessoria

Com apoio a AL, Festa de São Pedro volta a ser realizada em Acorizal
Após anos sem ser realizada, a ‘Festa de São Pedro’ aconteceu em Acorizal no último domingo (1), com a tradicional competição de canoas e missa. O evento reuniu centenas de moradores, e foi realizado pela da Colônia de Pescadores Z23, com apoio da Assembleia Legislativa.

Leia também:
Primeiro dia de Festa de São Benedito atrai milhares de fieis; programação terá até happy hour

Lindemberg Gomes de Lima, representante da Colônia Z23, afirmou que a festa reascende as tradições locais. "Resgatamos a cultura que estava esquecida pelo município, pois, antes, tínhamos festas que mantinham a crendice do povo católico. E o pescador tem como padroeiro São Pedro, por isso, aproveitamos para resgatar a cultura que é festejada em todo o Brasil. Juntos, vamos resgatar e manter viva as tradições da região", disse.

De acordo com a assessoria, a Z23 tem 240 pescadores inscritos, que tem seu sustento familiar na pesca. "O papel da colônia é facilitar a esses trabalhadores o acesso ao INSS, seguro desemprego e praticar a pesca dentro das normas do governo, ou seja, interagir e ser a representante legal perante os setores públicos", afirma Lima.

O prefeito de Acorizal, Clodoaldo Monteiro da Silva (PSDB) também ressaltou a importância da festa para confraternizar e fomentar a economia local. "Começamos a resgatar novamente a cultura graças à parceria com a associação de pescadores e o apoio da Assembleia Legislativa, sem isso não conseguiríamos realizar o evento que ajuda a movimentar a nossa cidade", concluiu.

A competição de canoas é um dos eventos mais aguardados. Na categoria feminina, o 1º lugar ficou com as irmãs Marlene e Dalva Santana. Já na masculina, venceu a dupla Bento Domingos de Arruda e Edmilson Rocha, popular Chulapa. Cada dupla foi premiada com uma canoa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet