Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Arne Sucksdorff

Cineclube exibe filmes do diretor sueco que viveu no Pantanal mato-grossense

Foto: Reprodução/Internet

Cena de “Fábula: meu lar é Copacabana”

Cena de “Fábula: meu lar é Copacabana”

Um episódio da série “Mundo à parte” (Brasil, 1970, 20'), e o filme “Fábula: meu lar é Copacabana”, ambos do diretor sueco Arne Sucksdorff, que viveu por muitos anos no Brasil, inclusive em Mato Grosso, serão exibidos na noite desta quarta-feira (13) no Cineclube Coxiponés, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Leia também:
Por trás das câmeras, sueco ganhador do Oscar e cuiabana viveram história de amor cinematográfica no Pantanal

A exibição faz parte da programação do projeto de extensão “Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história", coordenado por Leonardo Esteves, professor dos cursos de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT, que consiste em exibir filmes de diferentes períodos do cinema brasileiro, sempre seguida de conversa com os participantes da sessão.

Arne foi um grande diretor e ganhou, inclusive, um Oscar em 1949, pelo curta ‘Ritmos da Cidade’. Também já foi premiado em Cannes. Em 1950, mudou-se para o Brasil a convite da Unesco, e deu aula de cinema para jovens cineastas brasileiros, inclusive Glauber Rocha. Em 1968, veio para o pantanal mato-grossense para filmar, mas acabou se apaixonando por uma cuiabana, Maria Graça, com quem se casou, teve dois filhos e viveu por muito tempo. Saiba mais sobre a história dos dois AQUI.

De acordo com a assessoria da UFMT, no mês de junho o pôster colecionável da programação mensal do Cineclube Coxiponés homenageia o casal Arne e Maria Sucksdorff. O pôster foi desenvolvido pela Modos Loja.

Exibição

A série "Mundo à parte" retrata as viagens feitas pelo casal Arne e Maria Graça Sucksdorff pelas fazendas do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, locais por onde realizaram, durante seis anos, ensaios fotográficos, pesquisas de campo, catalogação de espécies e plantas exóticas, em meio ao convívio com a natureza e cultura pantaneira.

"Fábula: meu lar é Copacabana", conta a história de três irmãos órfãos, que são despejados do barraco onde vivem. Eles acabam conhecendo um quarto garoto e juntos invadem uma casa abandonada e passam a morar ali, mas são expulsos por bandidos. Sem ter para onde ir, encontram nas areias da praia de Copacabana um lugar seguro para viver. Até que um deles fica gravemente doente.

Serviço

Exibição de ‘Fábula: meu lar é Copacabana’ e ‘Mundo a Parte’
Data: Quarta-feira, 13
Horário: 19h
Local: na Sala Névio Lotufo (dentro do Cineclube Coxiponés, que está localizado nas imediações do Centro Cultural no Câmpus de Cuiabá e pode ser acessado pelo bosque e vias próximas à Adufmat, ou pela entrada localizada nas proximidades da Caixa Econômica Federal da Rua 1 do Bairro Boa Esperança).
Mais informações: (65) 3615-8349
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet