Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

dia do abraço

Voluntários do CVV distribuem abraços na Praça Alencastro para lembrar sobre a importância das relações

Foto: Reprodução/Internet

Voluntários do CVV distribuem abraços na Praça Alencastro para lembrar sobre a importância das relações
Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) realizam, na próxima terça-feira (22), Dia do Abraço, uma ‘distribuição de abraços’ e plantão de escutas na Praça Alencastro, às 12h e às 18h. O objetivo é lembrar a população da importância das relações interpessoais.

Leia também:
CVV Cuiabá convoca novos voluntários dispostos a ‘ouvir sem censurar’

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários pelos telefones 188 ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade não tem fins lucrativos e oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há mais de 50 anos.

“Cada vez mais as pessoas evitam o abraço, a refeição em família, o falar sobre as próprias emoções”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV há mais de 20 anos. “Isso nos faz falta, pois colabora com a sensação de solidão, de ‘não pertencimento’, de falta de afeto”, complementa.

Pensando nisso, o CVV e o CVV Comunidade decidiram realizar as atividades especiais. Às 12h e às 18h, uma equipe estará na Praça Alencastro distribuindo abraços e fazendo um plantão de escutas.

Neste ano, o CVV levará a todo o território nacional o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, o 188, consulte o site do CVV. O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados. Atualmente são mais de 2.400 voluntários e a entidade oferece constantemente cursos para quem busca o voluntariado, com agenda atualizada no SITE.

De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet