Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Super Merendeiras

Merendeira cuiabana participa de reality show mostrando sua rotina

Foto: Junior Silgueiro

Merendeira cuiabana participa de reality show mostrando sua rotina
Uma merendeira de Cuiabá começou, na última semana, a gravar os episódios de um reality show sobre a sua vida, que será exibido na TV Escola a partir do segundo semestre. Silvana Aparecida Gentil Ribeiro, de 45 anos, foi selecionada para o programa, com outras nove profissionais, e vai concorrer ao prêmio de ‘melhor receita feita dentro da escola’.

Leia também:
Mato-grossenses vão para a final de concurso nacional de merendas e podem ganhar prêmio este mês

Silvana é merendeira da Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, e em 2016 participou do “Concurso Melhores Receitas”, promovido pelo Ministério da Educação, com uma receita de lasanha de banana da terra. O reality show 'Super Merendeiras', que participa agora, é realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também do Ministério da Educação.

“Participei de dois concursos, no primeiro fiquei em segundo lugar em nível nacional e no outro, do ano passado, passei na etapa regional. Então, esse reconhecimento é importante para o meu trabalho dentro da escola”, conta a merendeira.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Silvana é merendeira da EE Hermelinda de Figueiredo há três anos e meio, e desde que passou a atuar na unidade participa dos concursos promovidos pelo FNDE.

O reality show terá treze episódios, e um deles será sobre Silvana e suas receitas, em especial a de lasanha de banana da terra. “Esse ano voltamos com a receita, que fez muito sucesso. É um alimento regional e tem boa aceitação com os estudantes, que são criados consumindo esse alimento. Então, sempre que posso, utilizo os ingredientes locais nas receitas”, lembra.



Para a coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc (Seduc), Lizia Soares Penido, a participação de Silvana é motivo de orgulho. “O FNDE realiza o concurso de receitas e, neste ano, selecionou as ganhadoras para esse programa. É uma ação que vai mostrar a importância desses profissionais dentro da escola, que também são essenciais para o desenvolvimento dos alunos”.

Marioneide Kliemaschewsk, secretária da Seduc, por sua vez, conta que conhece Silvana há anos, e que foi responsável pela alfabetização da filha da merendeira. “É uma alegria muito grande ver esse reconhecimento. Desde que conheço a Silvana ela fala sobre cozinhar. De fato, ela domina a culinária e merece ganhar”, ressalta.

A equipe do FNDE está em Cuiabá desde o começo da semana, quando começou a gravar com Silvana sua rotina na escola. Eles também visitaram uma horta e vão abordar a agricultura familiar como elemento importante na alimentação escolar. Depois, a merendeira vai para o Rio de Janeiro, onde permanecerá durante 20 dias para a prova das receitas e vivências.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet