Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

fisiculturista

Com equipe multidisciplinar, mato-grossense se tornou campeã com apenas 3 anos de treino

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Com equipe multidisciplinar, mato-grossense se tornou campeã com apenas 3 anos de treino
Quem olha a foto de Nerilde Garcia Strey, 38, no Arnold Sports, pode imaginar que seu sonho de se tornar atleta começou há muito tempo. Na realidade, foi aos 36, com uma filha, que ela conheceu o treinador Gil Melo e lhe contou de seus objetivos. Desde então, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, tem se dedicado ao corpo, e foi campeã no último dia 20 de abril, na categoria Wellness amadora.

Leia também:
Mato-grossense vence campeonato internacional de fisiculturismo em São Paulo

“Na verdade, faz tempo que eu malho, mas treinar de verdade foi há três anos, quando caí aqui na AFC. E meu objetivo era treinar pra ser uma atleta”, contou a campeã ao Olhar Conceito. “Eu nunca imaginei isso na minha vida. Aí eu fui num evento - onde eu conheci o Gil Melo - um evento da Graciane Barbosa, conheci alguns atletas e achei muito lindo, e quis isso pra mim naquele momento. Depois eu comecei a treinar pra ser fisiculturista”.



Logo que Nerilde, mais conhecida como ‘Nega’, chegou, Gil a encaminhou para o nutricionista Leandro Freire. Na época, ela tinha 23% de gordura corporal. “Eu falei, o primeiro passo é você fazer uma dieta pra ver o que você tem de massa muscular, porque a gente só sabe o que tem de massa muscular quando a gente entra num processo de dieta, tira toda a gordura do corpo, aí sobra só o músculo”, explica o treinador.

Gil percebeu que ela se encaixava na categoria Wellness e começou uma preparação para que competisse no campeonato estadual. No meio do caminho, no entanto, percebeu que o tempo hábil não seria suficiente para atingir o objetivo. “Eu cheguei nela e falei: Não vai dar pra você subir no palco, porque você não tem músculo suficiente. O único jeito, se você realmente quer subir, ter uma experiência, é jogar fora todo o trabalho que a gente fez, de quase um ano, para entrar na categoria Biquíni”. A partir daí, Negah mudou toda sua dieta para definhar, perdeu toda a massa muscular, e conseguiu competir.

A categoria biquíni, segundo Gil, é “uma miss com um pouco mais definição e músculo do que uma miss de passarela”. Já a categoria Wellness, é para “as gostosonas do Rio de Janeiro, a mulherada que tem uma barriguinha definida, bundão e pernão. Eles visam não musculatura aparente, que seja fortona, e sim tonificações musculares, não deixar danificar a cintura, tônus da mulher mesmo. É a famosa mulher brasileira”.



Nerilde competiu na categoria biquíni nesta primeira vez, e voltou a treinar para a Wellness. Durante dois anos, ela se preparou para o campeonato estadual de 2017, onde alcançou o 2º lugar. Logo depois, foi para o campeonato brasileiro, onde teve a primeira decepção, já que não conseguiu nem ser classificada.

Depois disso, por oito meses ela se preparou para a Arnold Sports, uma feira criada por Arnold Schwarzenegger, que é uma das mais importantes do setor. “Eu, como treinador, passo muito pros meus atletas que a gente não vende troféu. Troféu é mérito dela e do corpo perfeito. A minha obrigação como treinador é que em cada competição eu a coloque com um corpo melhor do que o último, isso é minha obrigação. Então nós vencemos nisso. Há uns dez, quinze dias, a gente já tinha conversado, e vimos que ela já tinha se superado. Pra nós, nós já tínhamos vencido”.

A expectativa, tanto de Gil quanto de Nerilde, era que ela ficasse entre as seis primeiras. “Sinceramente, eu imaginava chegar a um dia competir [na Arnold]”, conta a atleta. “Mas o primeiro lugar foi uma surpresa e tanto, não imaginava”.

O grande segredo para atingir este resultado, segundo eles, foi o trabalho multidisciplinar. Além de treinar na AFC, Nerilde tem acompanhamento do nutricionista Leandro Freire e da nutróloga Gabriela Coutinho.

“O meu diferencial é que eu sou muito ético”, garante Gil. “Eu tenho uma pós em nutrição esportiva, mas não sou apto a cuidar nem da minha alimentação. Mesmo eu tendo o conhecimento, eu busco um nutricionista, porque eles estudam pra isso, tem uma base, então a gente trabalha, cada um cuida da sua parte. A minha parte, como treinador, são os treinos, ponto. Alimentação é o nutricionista, e a parte da saúde, quem cuida dela é a Dra Gabriela Coutinho, nutróloga, que faz as dosagens hormonais. As pessoas confundem muito, qual é a diferença entre veneno e remédio? São as dosagens. Pra que servem os hormônios? Pra ser substituídos, repostos”.

Para o futuro, o objetivo de Nerilde é continuar competindo e se tornar profissional. Para isso, precisa ser campeã de um campeonato brasileiro, um estadual e outro internacional, o Sulamericano. A ideia é alcançar tudo isso em um ano.

“A conclusão final é o que, que é pra qualquer um”, garante o treinador. “Ela começou o sonho dela com 36 anos, não era mais uma criança, as vezes a pessoa pensa, ah, sou velha... não vou ter uma barriguinha legal... e ela conseguiu o melhor corpo dela com quase 40 anos”, finaliza.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet