Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

tradição

'Mascarados de Poconé' são registrados em livro fotográfico; lançamento nesta quarta

Foto: Edilberto Magalhães

'Mascarados de Poconé' são registrados em livro fotográfico; lançamento nesta quarta
Um livro fotográfico sobre a dança dos Mascarados de Poconé será lançado na próxima quarta-feira (25), a partir das 19h, no Sesc da cidade. Feita pelo fotógrafo Edilberto Magalhães em parceria com a jornalista Karina Arruda, a obra documenta uma das manifestações culturais mais famosas de Mato Grosso.

Leia também:
Novo romance de Mahon conta história de ilha onde peixes e pessoas se suicidam inexplicavelmente
 
"Sempre fomos muito ligados à cultura mato-grossense. Já produzimos outros projetos e a ideia do livro surgiu há alguns anos, quando vimos uma apresentação da Dança dos Mascarados em Cuiabá. Nos encantamos desde o primeiro momento, e quando soubemos do edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 percebemos que seria a oportunidade ideal para realizar o projeto", explica o fotógrafo Edilberto Magalhães.
 
O livro foi produzido entre 2016 e 2017. A Dança dos Mascarados existe há cerca de dois séculos, é executado exclusivamente por homens, e carrega em si um mistério histórico, com a ocultação da identidade dos dançarinos por meio do uso de máscaras.
 
O projeto do livro conta com a realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 - um dos mais importantes da área a nível nacional - e apoio do Sesc Pantanal. Em versão impressa e digital, o livro tem tradução para o inglês e pode ser baixado gratuitamente pelo site www.mascaradosdepocone.com.br.
 
E ele não para por aqui. Segundo Edilberto, será impressa uma segunda edição, ampliada, em breve. "O curto prazo não nos permitiu juntar todo o material produzido. A ideia é fazer outra edição, com a divulgação de novas imagens e texto".
 
Serviço

 
Lançamento do livro Mascarados de Poconé
Entrada gratuita
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: Sesc Poconé
Endereço: Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro, Poconé/MT
Download gratuito: www.mascaradosdepocone.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet