Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

lançamento

'BusTour' passará por 33 pontos da cidade e terá três saídas diárias; Veja itinerário

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

'BusTour' passará por 33 pontos da cidade e terá três saídas diárias; Veja itinerário
Utilizado em diversas cidades turísticas pelo mundo, como Londres, Nova York e São Paulo, o ‘BusTour’, sistema de ônibus turístico que dá a volta na cidade diariamente, passando pelos principais pontos históricos, chegou a Cuiabá. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), pela Prefeitura da cidade.

Leia também:
Norte-americanos sãos os turistas estrangeiros que mais vêm a Cuiabá

O BusTour foi um projeto da Secretaria Extraordinária dos 300 anos feito em parceria com a iniciativa privada. O custo, de R$700 mil, foi totalmente da empresa selecionada, Belga Turismo, enquanto a Prefeitura entrou com sua “força institucional”, como afirmou o secretário dos 300 anos, Junior Leite.

O ônibus estará em funcionamento a partir do próximo dia 28 de abril, sábado. Ele sairá, de terça a domingo, do Pantanal Shopping, às 14h, às 16h30 e às 19h, e, em seu trajeto, passará por 33 pontos turísticos da cidade.



O passeio é realizado no sistema ‘hop-on / hop-off’, ou seja, é possível descer em alguns dos pontos para visitar os locais, e subir novamente sem ter que pagar uma nova taxa, que custará em torno de R$25 por pessoa. O ônibus tem dois andares, sendo que o de baixo é climatizado, e o de cima é aberto, com uma lona de proteção em caso de chuva ou sol forte. O veículo é, ainda, equipado com sistema de áudio em três línguas, e os passageiros poderão ouvir informações sobre cada ponto, dadas por um guia de turismo.

Francisco de Assis, proprietário da Belga Turismo, empresa que implementou o ônibus, conta que já possui este empreendimento em Brasília, e que enxergou em Cuiabá uma nova oportunidade. “A gente não está visando só o retorno do negócio. É uma situação pra trabalhar com o turismo e fazer com que a população conheça o que tem na cidade e em volta. Cuiabá é uma cidade que tem muita coisa pra se conhecer, e acredito que as pessoas não conheçam ainda. (...) Cabe a nós agora fazer uma boa divulgação, um bom trabalho”, afirma.

Francisco de Assis (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Além dos passeios pagos, a empresa, a pedido da Prefeitura, se disponibilizou a criar um city tour pedagógico que será oferecido, em horários diferentes, para estudantes da rede pública. Ainda está em estudo, também, oferecer aos idosos de centros de convivência.

“A Prefeitura entra com toda sua força institucional, apoiando o projeto, fazendo com que a população abrace esse projeto e uso o BusTour para que os monumentos, os prédios públicos, os pontos turísticos da nossa cidade possam ser divulgado cada vez mais, e, principalmente, o turista que vem nos visitar possa ter um acesso a esse equipamento, fazendo com que ele possa conhecer a nossa cidade de um outro ângulo, de um panorama diferente. A Prefeitura Municipal de Cuiabá tem como objetivo, nesse projeto, incluir a nossa cidade num roteiro nacional e internacional de turismo. São braços como esses que vão nos ajudar a alcançar esse objetivo”, afirmou, no lançamento, o secretário Junior Leite.


Junior Leite (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Segundo Junior, já foi apresentado à empresa o desejo de que o segundo andar do ônibus também seja climatizado, para evitar desconfortos ao turista. “Ele já se comprometeu a buscar uma saída pra que isso aconteça”, disse. “Em um prazo a definir pela empresa, tem a possibilidade de vir um novo ônibus pra cá. Então estamos devagarinho adequando o projeto e fazendo com que esse bustour seja uma referência no turismo brasileiro”.

Francisco, proprietário da empresa, afirmou que essa mudança “Vai depender de como [o projeto] se comportar na cidade. Se um ônibus igual a esse seria suficiente, ou se teria que ser fechado e climatizado. Vai depender disso”.

Jaime Okamura, recém-empossado secretário adjunto de turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) também esteve no lançamento. Tanto como homem público, quanto como integrante do Trade Turístico, ele agradeceu à Prefeitura pela ‘realização de um sonho’. “Nós temos uma máxima que diz assim: ‘O que vem primeiro, o ovo ou a galinha?’ Na verdade, dentro do setor do turismo, as duas coisas têm que andar juntas. Vocês estão lançando hoje um grande sonho. Inclusive meu, que já trabalhei como diretor de turismo na época do Wilson Santos. Conseguimos até montar um ônibus, mas na hora de executar o projeto tivemos alguns problemas e acabou não saindo esse city tour”, lembrou.

Jaime Okamura (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para o secretário, o principal benefício do BusTour será manter o turista mais tempo na capital. “Hoje a média que o pessoal permanece em Cuiabá é de três dias. Na verdade, o ideal seria que permanecesse de 5 a 7 dias”.

Francisco Vuolo, secretário municipal de cultura, esporte e turismo – secretaria que vai atuar na execução do projeto – também comemorou o feito. “A cadeia produtiva do turismo será extremamente fortalecida a partir desse tão sonhado city tour. São mais de dez anos que o município de Cuiabá sempre imaginou ter um ônibus cumprindo o itinerário e atendendo os pontos turísticos da cidade. Esse ônibus, de padrão de qualidade excelente, padrão internacional, vem não só pra fortalecer todo o Trade do Turismo, mas para fazer aquilo que o Prefeito sempre coloca pra nós: ‘Vuolo, nós precisamos fazer com que todos estejam envolvidos no segmento do turismo, sejam as igrejas, sejam estabelecimentos privados, públicos, para que possam abrir em horários que ainda não abrem, para que possam atender o turista fora do horário normal’. E, sem dúvida alguma, com um equipamento como esse, não só oportunizaremos aqueles que ainda não têm conhecimento dos atrativos turísticos de Cuiabá, mas também forçaremos a estes outros equipamentos a se organizarem para se tornar cada vez mais um pólo de atrativo turístico da capital”.

Emanuel Pinheiro também esteve presente e, inclusive, participou do passeio inaugural. “É um avanço, um passo dado para o turismo local, para as pessoas que moram em Cuiabá e para aqueles milhares de turistas nacionais e internacionais que visitam e que querem ter a oportunidade de conhecer a mais bela, calorosa e linda capital do Brasil”, comemorou.



O prefeito ainda reiterou seu compromisso de criar a Secretaria Municipal do Turismo: “Eu acho que uma pasta turismo, cultura e esporte deixa o turismo sempre em segundo plano, e não é isso que eu quero. Eu quero o turismo em primeiro plano na minha gestão, foi esse meu compromisso de campanha, foi esse meu compromisso com o Trade Turístico, é essa a realização e legado que eu quero deixar para Cuiabá. Sem aumentar um cargo a mais, sem aumentar uma despesa, com a mesma estrutura que aí está, mas dar um status de secretaria para comandar a política do turismo para a capital dos 300 anos”.

Por fim, ele ainda sinalizou a vontade de retribuir um presente que a capital recebeu há cem anos. “Nós temos no Porto, na praça Caetano Luiz de Albuquerque, um obeslico que foi dado pela Prefeitura de Corumbá, quando Cuiabá completou 200 anos. No dia 8 de abril de 1919 a Prefeitura de Corumbá mandou uma comissão pelo rio Cuiabá até a capital de Mato Grosso, para com aquele obelisco homenagear os 200 anos de Cuiabá no governo Dom Aquino Corrêa. Eu quero agora que o Comitê dos 300 anos prepare uma comissão, entre em contato com a Prefeitura de Corumbá, e no dia 8 de abril de 2019, eu quero dar um presente para Corumbá, simbolizando a gratidão de cem anos atrás”, afirmou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet