Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dra. Ana Paula Barbosa - Odontologia

saúde bucal

Nova colunista, cirurgiã dentista fala sobre os 'aparelhos invisíveis'

Foto: Reprodução / Ilustração

Nova colunista, cirurgiã dentista fala sobre os 'aparelhos invisíveis'
Os aparelhos invisíveis são jogos de alinhadores sequenciais, feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir o sorriso que você deseja.

Você retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental, sem fios ou metais que irritam a sua boca. A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas e seus dentes se movem pouco a pouco.

O controle de todo o processo é feito por um ortodontista. Os resultados aparecem entre 6 meses e 1 ano. A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento. 

Foto: Assessoria

Como os aparelhos invisíveis podem melhorar a saúde da sua boca?

Dentes apinhados ou muito separados podem prejudicar a saúde oral, podendo apresentar inchaço de gengivas, sangramento gengival, ou formação de bolsas, todos são sinais de enfermidade periodontal. Os aparelhos invisíveis contribuem para sua saúde bucal da forma mais discreta possível.

Gengivas mais saudáveis

Os dentes corretamente alinhados ajudam a gengiva a se adaptar melhor a redor do dente, que pode proporcionar uma melhor saúde periodontal. Ao contrário de aparelhos fixos, com os invisíveis, você pode escovar e passar fio dental normalmente, que pode impedir a deterioração de dente e evolução da doença periodontal.

Fácil limpar

Ao contrário da ortodontia tradicional com bráquetes, os aparelhos invisíveis não têm nenhum metal ou fio para prender o alimento e/ou placa. Manter um bom programa de higiene oral reduzirá também a possibilidade do acúmulo de placa, de deterioração do dente e da doença periodontal.

Melhorando a mastigação e a fala

Para algumas pessoas, dentes e arcadas dentárias incorretamente posicionadas podem gerar dificuldades na fala e problemas na mastigação. Corrigir sua mordida endireitando seus dentes pode ajudar melhorar ambos.
 
A  ortodontista faz uma consulta e um planejamento do seu caso. São feitas fotos e moldagens de seus dentes.

É feita um Scaneamento da sua arcada ou scaneamento da moldagem dos seus dentes.

Por meio de um software CAD (Desenho Assistido por Computador) o movimento dos dentes durante do tratamento é simulado.

Seu ortodontista revê, modifica e aprova o planejamento do tratamento antes de produzir os alinhadores.

É utilizado também uma avançada tecnologia da esteriolitografia (SLA) para construir os modelos de seus dentes para cada etapa de tratamento.

Os alinhadores individualizados, feitos sob medida, são confeccionados sobre estes modelos, e são encaminhados a seu ortodontista.

Cada alinhador é usado aproximadamente durante duas semanas. Seu ortodontista fará um acompanhamento do progresso de seu tratamento até que você obtenha um sorriso maravilhoso.

*Ana Paula é ​cirurgiã bucomaxilo facial plantonista do Pronto-Socorro Municipal (PSM), professora de residência em Cirurgia Buco-maxilo-facial no Hospital Universitário (HGU), mestre pela Universidade de Cuiabá (Unic) em Ciência Odontológicas, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP).
A Dra. Ana Paula atende na Rua Buenos Aires, 525. Jardim das Américas. Telefones 3052-4696 e 99233-4696.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet