Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Patrimônio

Parceria entre Prefeitura e lojistas revitaliza calçadões do Centro Histórico

Foto: Gustado Duarte/Prefeitura de Cuiabá

Parceria entre Prefeitura e lojistas revitaliza calçadões do Centro Histórico
A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Associação dos Lojistas do Centro Histórico e algumas empresas privadas, restauraram há cerca de uma semana os calçadões históricos da Capital. Na última quinta-feira (9), as ruas Antônio Maria, Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Antônio João foram pintadas e restauradas.

Leia mais:
Centro de Cuiabá inaugura Feira dos Artesãos nesta quinta-feira


De acordo a assessoria da Prefeitura, o objetivo é valorizar a região histórica e reverter o processo de esvaziamento socioeconômico e cultural, recuperando a atratividade do Centro. A última ação de reforma da Prefeitura levantou polêmica entre frequentadores e historiadores, quando o Chafariz central da Praça Ipiranga foi derrubado no dia 2.

“As modificações vão desde implantação de bancos de madeira, vasos de plantas, serviços de tapa-buraco, pintura das ruas, troca de manilhas da rede de esgoto, reposição de tijolinhos, contra-pisos, limpeza de boca de lobos, até a pintura dos casarãos da rua Predro Celestino”, explicou o presidente da Associação dos Lojistas, João Batista de Abreu.

A recuperação dos calçadões tem a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e não altera a estrutura do patrimônio histórico, que precisa ser cuidado unilateralmente.

“Está sendo devolvido à população um novo calçadão com a restauração de prédios tombados como patrimônio histórico e outras melhorias para que os lojistas acreditem que o Centro Histórico pode ser incluso no roteiro turístico de Cuiabá, além de recuperar a atratividade da região”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet