Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Elibel Carvalho

saúde bucal

Cirurgiã dentista fala sobre como e porque usar o fio dental regularmente

Cirurgiã dentista fala sobre como e porque usar o fio dental regularmente
Olá, amigos e amigas!
 
Iniciamos mais uma sexta-feira de cuidados e atenção com a saúde dos dentes e da boca. Conforme combinado na semana passada, hoje vamos falar sobre o USO CORRETO DO FIO DENTAL.
 

Para quem não leu a coluna anterior, explico: em meu consultório, frequentemente sou abordada por pacientes com alguma dúvida sobre hábitos e ações corriqueiras do cuidado com a cavidade bucal. Eu trouxe essas dúvidas para a Coluna Saúde Bucal e agora vou respondê-las de forma prática, em três edições distintas. Na edição anterior, falamos sobre a escovação.Hoje, falaremos sobre o uso do fio dental.
 
O cuidado com a boca requer uma ação conjunta.De nada adianta escovar bem os dentes se não limparmos a língua ou se não passarmos o fio dental corretamente.
 
Então, vamos às dúvidas sobre o FIO DENTAL:
 
1) Por que devo usar o fio dental?

Aliado número um da escova, o fio dental desempenha uma função diferente, ele alcança regiões que a escova não tem acesso.Portanto,a higiene da boca só é alcançada de forma efetiva quando praticamos as duas ações. O fio desorganiza e remove o biofilme microbiano (objetivo principal) e/ou os resíduos alimentares das faces interdentais.
 
2) Quando devemos usar o fio dental?

O fio dental deve ser usado diariamente, em conjunto com a escovação. Preferencialmente, 3 vezes ao dia e após as refeições.
 
3) O fio deve ser passado sempre antes da escovação?

Assim como numa multiplicação, na higiene dental a ordem dos fatores não altera o produto. Como nosso objetivo principal é desorganizar o biofilme microbiano, tanto faz começarmos por uma (escovação) ou outra ação (fio).O que realmente importa é tentarmos remover mecanicamente o "lodo" das superfícies interdentais.
 
Fazendo uma analogia, para melhor entendimento: é como se os micróbios construíssem um “muro” sobre a superfície dos dentes; quanto mais espesso e organizado for esse “muro”, mais danos eles conseguem nos causar; então,devemos passar o fio para derrubarmos esse “muro”, para que eles tenham que começar a construção novamente, desde o primeiro tijolo.
 
Portanto, tanto faz começarmos pelas áreas livres dos dentes ou pelas áreas interdentais, não há diferença prática relevante no resultado.
 
4) Devemos trocar o pedaço do fio dental em cada espaço interdental?


Fazendo uma alusão ao dito popular “uma andorinha sozinha não faz verão”, podemos afirmar também que os microrganismos só nos causam danos se estiverem organizados em comunidade.A boca por si só é uma região toda contaminada com trilhões demicrorganismos. Portanto, levar uma bactéria solta (não aderida ao biofilme) para outro local da boca não significa problema.
 
O foco do problema é a organização microbiana e a resposta imunológica (de defesa) de cada indivíduo. Porém, devemos trocar o pedaço do fio todas as vezes que notarmos (através do tato) que esse fio perdeu a eficácia.Isso ocorre quando ele estiver impregnado de “lodo” (biofilme), pois perde o poder de atrito contra o dente, se tornando mais escorregadio e, assim, menos eficaz.
 

 
5) O palito de dente substitui o fio dental?

Não substitui em hipótese alguma. O palito de dente, inclusive,é nocivo e pode causar danos irreversíveis, como retração gengival, inflamação, sensibilidade e buracos negros (chamados de black spaces). Mas o que é ainda pior é a pessoa achar que o palito é uma forma eficaz de higienização e, assim, por falta do fio,ficar suscetível a desenvolver doenças que destroem o suporte dos dentes.
 
6) Existe um fio dental mais indicado?

Existem vários tipos de fio dental, mas não há uma recomendação direta e objetiva. O mais importante, na hora da escolha, é optar por um fio que não seja muito encerado, para que produza mais atrito contra os dentes e, assim, removamelhor o biofilme.
 
Além disso, é importante alertar que existem fios especiais para quem usa aparelho ortodôntico ou prótese fixa (ponte). Esses fios possuem a ponta mais firme, justamente para passar entre os arcos do aparelho ousob a prótese. Existem, também, fios em forquilha, para pacientes com dificuldade motora temporária ou permanente.
 
Todos os tipos especiais, no entanto, devem ser devidamente recomendados pelo seu dentista.


Fio especial para aparelho ortodôntico ou prótese fixa. Pode ser usado também na higienização normal.

Forquilha para pessoas com dificuldade motora transitória ou permanente.

Agulha passa fio – também para aparelho ou prótese fixa​

7) Existe diferença entre fio e fita dental?

Não existe diferença em termos de efetividade. Ambos removem o biofilme, desde que utilizados na técnica correta. Devemos escolher segundo nossa preferência, já que produzem o mesmo resultado.
 
8) É normal sangrar a gengiva quando passo o fio dental?

Não, não é normal. Isso é um alerta de que algo está errado. O sangramento ao passar o fio dental pode significar que a gengiva está inflamada (por gengivite ou periodontite), ou mesmo que foi utilizada força exagerada durante a higienização, causando um trauma. Nesses casos, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, devemos enfatizar a higiene, mas usar o fio com cuidado, seguindo as orientações dadas por profissional competente. O ideal mesmo é procurar o seu dentista para fazer o diagnóstico correto.
 
Obrigada a todos novamente e até a semana que vem, quando trataremos do Líquido Antisséptico Bucal.
 
Um grande abraço!
 
*Elibel Carvalho é cirurgiã-dentista há 25 anos. É mestre e especialista em periodontia, e especialista em implantodontia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet