Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

esta semana

Com mais representatividade, Conselho Estadual de Cultura toma posse e promete interiorização

Foto: Mayke Toscano / GCom

Posse do Conselho

Posse do Conselho

Agentes culturais de Cuiabá e do interior se reuniram na última quarta-feira (26) com o Secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, e o governador Pedro Taques, para assinar o termo de posse do novo Conselho Estadual de Cultura e da Comissão de Intergestores Bipartite. Com o objetivo de interiorizar as ações, o Conselho buscou representantes de todas as regiões do estado.

Leia também:
Após hiato de dois anos, Prefeitura deve lançar edital de cultura de R$1,5 mi em breve

De acordo com a assessoria, os novos conselheiros foram eleitos por agentes e membros da comissão formada por gestores dos municípios e representantes da Secretaria de Estado de Cultura (Sec). O evento aconteceu no Cine Teatro Cuiabá (CTC), para se os conselheiros se conhecessem e definissem as primeiras estratégias de atuação.

Pedro Taques ressaltou a importância do Conselho. “É um instrumento da democracia participativa. O Estado fala, mas precisa ouvir a base. Desde que convidei o secretário Leandro Carvalho, a nossa ideia era a interiorização, afinal, Mato Grosso é formado por 141 municípios e eles precisam ser atendidos”, destacou. “A integração das pessoas jurídicas com capacidade política ao Sistema Estadual da Cultura impulsiona a concretização do CPF, marco legal que apresentamos à Assembleia Legislativa e que foi aprovado. É uma honra que Mato Grosso seja um dos sete estados da Federação a ter o CPF consolidado com a posse dos conselheiros. Parabenizo os eleitos e ressalto que este conselho não tem dono, não pertence ao governador, não pertence ao secretário, pertence à sociedade”.

Já o secretário Leandro Carvalho afirmou que esta é uma forma de distribuir melhor os recursos, de forma mais equilibrada entre a capital e o interior, e avaliou o momento como decisivo para a cultura mato-grossense. “Estamos construindo um novo capítulo, com a participação mais expressiva da sociedade. Nova lei, nova metodologia, trabalhando pela implantação do sistema, com conselho integrado ao Plano Estadual e Fundo, aliada às instâncias de articulação, como conferências estaduais e a Comissão de Intergestores Bipartite”, disse. “Estas reuniões são extremamente valiosas para que a gente construa nosso sistema, para que tiremos do papel o marco legal do CPF da Cultura que lutamos tanto para consolidar. Estamos com uma posição muito privilegiada, entre os sete estados da Federação na implantação dos CPFs municipais. Já são 74 municípios em fase de implantação de sistema. Municípios que têm o próprio conselho, Fundo municipal e, cada vez mais, os planos. Isso consolida o sistema estadual integrado ao sistema federal, mas com uma articulação e vitalidade regional consolidadas”.

Vanderlei César Guello, artista e produtor cultural eleito para representar o Território Cultural Juruena, disse que a intenção dos agentes é aumentar a representatividade.  “A nova estrutura tem sido muito celebrada. Muitos gestores, produtores e artistas culturais não se sentiam representados, a representação dos territórios culturais é um avanço. Dá voz ao interior, ao estado num todo. A eleição democrática e transparente também é um ponto importante de se ressaltar, já que muitos foram atraídos por esta perspectiva. Impulsionou uma leva de artistas e gestores que vão contribuir com sua experiência diferenciada”.

Por fim, a secretária-executiva do Conselho, Palloma Torquato, elogiou o processo eleitoral. “Para garantir o alcance a todas as regiões, apostamos na plataforma Mapas, que possibilitou o engajamento da cadeia produtiva que abrange todos os municípios e, por isso, a participação do interior foi ampliada. Hoje, temos o conselho com uma composição legítima, que representa a cadeia produtiva e os territórios culturais. As demandas dos municípios certamente chegarão com mais velocidade à Secretaria de Estado de Cultura”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet