Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

Coaching, um outro olhar

Coach Iracema Irigaray é a nova colunista do Olhar Conceito às segundas

Coach Iracema Irigaray é a nova colunista do Olhar Conceito às segundas
A nova colunista do Olhar Conceito é a coach Iracema Irigaray, membro há oito anos da Federação Internacional de Coach (ICF), a maior e mais antiga organização internacional de coaching, criadora do curso MBA em Liderança e Coaching da Unic e do curso Gestão de Si Coaching.

A ideia é trazer credibilidade ao coach e dar visibilidade ao ICF e, por este motivo, Iracema vai dialogar com outros coaches do meio – todos membros da Federação. Os principais assuntos serão como o coach pode causar um impacto positivo no dia a dia, e na qualidade de vida da população.

‘Coaching, um outro olhar’ será publicada todas as segundas, sempre no Olhar Conceito e no Olhar Direto. Não perca! 

Leia a primeira coluna: 


 
O coaching como uma ferramenta de auto educação

Este espaço será destinado a publicações na área de coaching que agreguem conteúdo ao leitor. Serão ferramentas de coaching e assuntos relacionados a ele tais como: resiliência, gestão emocional, modelos mentais, performance, gestão do tempo, etc. 

Serão publicados artigos de coaches ICF-Federação Internacional de Coach, visando com isso resgatar a credibilidade de um caminho que tem ajudado tantas pessoas, mas extremamente banalizado. Coaching não é mágica. A formação é apenas um passo em direção a um longo caminho, leitura, estudo de casos, e muita, mas muita prática irão construir esse processo de TORNAR-SE um coach.  

O termo Coaching originou-se da palavra inglesa “coach”, que é o nome dado aos condutores de carruagem, a pessoa que transporta outra de um lugar para o outro. Desta analogia, vem o conceito de conduzir alguém a um ponto desejado. O Coaching tem o objetivo de ajudar as pessoas a se empenharem no alcance de suas metas, com tempo de duração pré-determinado, utilizando metodologias estudadas e validadas por pesquisadores e estudiosos aumentando assim a performance de uma pessoa ou equipe. 

Seu resultado é rápido e duradouro, trabalhando sempre com perguntasna identificação de metas, mudanças, transformação e aprendizado. Uma das maiores perguntas neste processo é: esta situação é uma oportunidade de desenvolver o que em VOCÊ? Pare alguns segundos e escolha uma situação que esta lhe deixando preocupado. O que ela esta exigindo de você? O quanto você já parou TUDO e pensou sobre o assunto? 

Na maioria das vezes buscamos as respostas fora de nós mesmos, ela vem, mas são infinitamente mais superficiais do que as respostas que encontramos sozinhos. Esse é um dos papéis do coach, lhe ajudar a aperfeiçoar o SEU pensar, e não pensar por você. Se o seu-sua coach começar a sugerir caminhos, livros, filmes recorrentemente, desconfie. Ninguém sabe mais do SEU caminho que você mesmo, o que ele pode e deve fazer é guia-lo por meio de perguntas a essas respostas. Que possamos aprender muito neste caminho juntos.

*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet