Olhar Conceito

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Comportamento

no goiabeiras

Exposição sobre 'Santuário de Elefantes' tem informações, fotos e até elefanta inflável

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Maia na chegada ao santuário

Maia na chegada ao santuário

Muitos mato-grossenses ficaram curiosos quando leram, no início do mês de outubro, que duas elefantas estavam chegando e iriam morar em Chapada dos Guimarães. A reportagem do Olhar Conceito, inclusive, acompanhou a chegada (veja AQUI) dos animais à comunidade do Rio da Casca, onde está localizado o Santuário de Elefantes Brasil. Agora, quem quiser conhecer melhor o projeto, pode visitar uma exposição que está em cartaz no Goiabeiras Shopping, no piso térreo.


Leia mais:
Gosto de terra e liberdade: primeiros elefantes chegam ao santuário de Chapada; fotos e vídeos

Na mostra, o visitante terá informações sobre os animais e a instituição, além de fotos que foram feitas durante todo o trajeto de Maia e Guida, as primeiras habitantes do Santuário, tiradas por profissionais. “Temos novos vizinhos e eles precisam de atenção especial. Acreditamos que será muito legal e de extrema importância a divulgação do trabalho que o Santuário desenvolve. O projeto é maravilhoso”, explica Marina Marchió, marketing do Shopping.

Maia e Guida têm 44 e 42 anos, respectivamente, e foram retiradas de seu habitat natural, na Tailândia, ainda bebês. Depois disso, passaram décadas trabalhando para o circo, até serem levadas para uma comunidade rural em Minas Gerais, onde passaram a viver em uma área de 1500m². Neste ano, foram resgatadas pelo Santuário, e hoje vivem em Mato Grosso.

Junia Machado, presidente do Santuário, foi a idealizadora de todo o projeto, e afirma que enviar os elefantes de volta para seus continentes de origem não seria uma opção viável, por diversos motivos, como os altos custos dessa operação e os conflitos ainda existentes na Ásia e na África por espaço e a caça ilegal por marfim, responsável pela morte de 50 mil elefantes por ano.

"A iniciativa é fantástica e estamos superfelizes com a exposição. É uma grande oportunidade de a população conhecer um pouco do nosso trabalho e pensar sobre os problemas ambientais e sociais que enfrentamos hoje e que refletem em todas as esferas. Estamos tendo um retorno positivo e muitos elogios. Várias empresas já são nossas parceiras, mas ainda precisamos de muito mais para que possamos avançar com o projeto. Ainda há muitos elefantes em cativeiro à espera", ressalta.

Além das imagens de Maia e Guida e informações sobre o Santuário, a exposição no Goiabeiras contará, também, com uma elefanta inflável: "Vamos levar a Terê para a exposição. Um elefante inflável de 4 metros de altura. Esse nome é um apelido que demos para a Teresita, que mora no zoológico de São Paulo. Ela tem 40 anos e viveu parte da vida em circo e no zoo, onde reside sozinha agora. Essa é uma homenagem nossa para ela", diz Junia.

De acordo com a assessoria, a exposição tem entrada gratuita e é assinada pelo Santuário de Elefantes Brasil e Goiabeiras Shopping.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet