Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

GAMES

'Need For Speed', 'WoW' e 'Hitman': veja 20 jogos que chegarão às telonas

Foto: Reprodução

A dupla de bandidos Kane & Lynch

A dupla de bandidos Kane & Lynch

É impossível negar que os videogames e jogos eletrônicos fazem, cada vez mais, parte da cultura de massa do século 21. O que nas décadas de 1980 e 90 era visto como algo segmentado a um pequeno grupo de jovens, hoje é abrangente – e apelativo – para toda família, unindo diferentes gerações com controles na mão em frente à TV. Uma prova disso são as investidas dos novos Xbox One e PS3 como centrais de entretenimento para a casa.

Outra mostra atual da popularização dos games é a sua imersão e simbiose na indústria do cinema, focando cada vez mais no enredo e na experiência única do jogador do que criar uma mecânica de jogo desafiadora. Enquanto os games estão nos cinemas há pelo menos 20 anos, a tecnologia tem permitido que as produtoras criem jogos cada vez mais imersivos em seu enredo e dramaticidade. Na nova leva de “jogos cinematográficos” estão Beyond: Two Souls, que traz como protagonista a hollywoodiana Ellen Page, The Last of Us, lançado em junho pela Naughty Dog, L.A. Noire, de 2010 e que também usou atores reais para criar os personagens, entre outros.

Mas por que as indústrias do cinema e dos games estão cada vez mais parecidas? Seja pela experiência meramente passiva (filmes) ou mais ativa (jogos), seus produtos e estruturas usam praticamente a mesma linguagem lúdica – apostando em efeitos visuais e sonoros para dar ao expectador uma experiência que ele quer jamais esquecer.

Na dimensão econômica e industrial, games e filmes também têm suas semelhantes, usando praticamente as mesmas ferramentas de produção e promoção. E é por aí que as duas indústrias estão mais unidas. Com grandes franquias e marcas, as desenvolvedoras e publicadoras de games têm usado o cinema para popularizar seus jogos. E com seus doláres cada vez mais presentes no mercado de entretenimento, a produtoras estão tomando a rédea da direção e roteirização dos longas, praticamente acabando com o esquema de venda de direitos para os estúdios de cinema.

Atualmente há mais de 20 jogos que estão em produção ou em busca de recursos para chegar às telonas nos próximos anos. Por isso, o Terra selecionou os mais aguardados pelos gamers na galeria abaixo. Confira!

1. Dirigido pelo filho de David Bowie, Duncam Jones, o filme de 'World of Warcraft' está previsto para começar em janeiro de 2014. Com supervisão da própria criadora do jogo, a Blizzard Entertainment, o roteiro é comandado por Chris Metzen.

2. Filmado desde abril e com data de estreia prevista para março de 2014, 'Need For Speed' é uma produção da DreamWorks e conta com Aaron Paul - de 'Breaking Bad' - como protagonista.

3. Prometido ainda para 2013, a dupla de bandidos fanfarrões Kane & Lynch, criado em 2007 pela Eidos Interactive, será vivido no cinema por dois atores de ponta: Bruce Willis e Jammie Fox

4. Em desenvolvimento pela própria Ubisoft, 'Assassin's Creed' se encontra em fase de pré-produção e será baseado no primeiro jogo, de 2007. Ainda sem data de lançamento, o filme contará com produção e atuação de Michael Fassbender, astro de 'X-Men: Primeira Classe'.

5. Previsto para 2016, 'Agent 47' quer se sair melhor que a adaptação de 'Hitman' de 2007, com Timothy Olyphant no papel do assassino profissional. Para isso, a Fox escalou Paul Walker para viver o agente.

6. Em parceira da Square Enix com a CBS Films, o universo cyberpunk de 'Deus Ex' está atualmente com o roteiro em desenvolvimento, pelas mãos de Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose) e Robert Cargill.

7. Anunciado pela Capcom em 2011, o filme DmC Devil May Cry está aos cuidados da Sony Pictures e do roteirista Kyler Ward, que também cuida da adaptação de 'Kane & Lynch: Dead Men'.

8. A volta de Milla Jovovich como a protagonista Alice, em 'Resident Evil 6', tem previsão para acontecer em 2015. A adaptação da franquia de zumbis da Capcom para as telonas continua na mão do diretor Paul W. S. Anderson e será o capítulo final da saga.

9. Após diversos adiamentos e troca de direitos, o filme de 'Gears Of War' está sob responsabilidade de Scott Stuber, produtor de 'Ted', e da desenvolvedora Epic Games. Ainda sem data para o início das gravações, o projeto ainda busca estúdios para filmá-lo.

10. Baseado nos livros de Tom Clancy, o jogo de tiro da Ubisoft, 'Ghost Recon', já tem um nome de peso na produção: Michael Bay - de 'Transformers' e 'Armageddon'. Mas a produtora francesa e o cineasta procuram um roteirista para o projeto.

11. Com roteiro de Patrick Melton e Marcus Dunstan (de 'Jogos Mortais 4, 5 e 6') e produção de Charles Roven e Alex Garnte, o filme de 'God of War' ainda não tem data para lançamento, mas tem sido um dos grandes projetos da Sony e Altal Entertainment.

12. O projeto de um filme de 'Halo' é antigo - desde 2005 -, mas diversas disputas entre a Microsoft, Columbia Pictures e produtores e roteiristas têm adiado o projeto. Mas com o anúncio do Xbox One, em maio, o longa deve se transformar em uma série, produzida por Steven Spielberg.

13. Com produção executiva dos próprios criadores do jogos, o filme de 'Mass Effect' está atualmente em desenvolvimento, em uma parceria da EA, Warner Bros, e Legendary Pictures.

14. Anunciado com grande clamor na festa de 25 anos da franquia, 'Metal Gear Solid' está aos cuidados do criador Hideo Kojima e do produtor Avi Arad, de 'O Espetacular Homem-Aranha'.

15. Um novo filme de 'Mortal Kombat' também está em desenvolvimento, mas ainda não há data para ser filmado.

16. 'Shadow of the Colossus', game de 2005 para PS2, ainda não tem data de lançamento, mas seu roteiro e produção estão nas mãos de Seth Lochhead e Josh Trank.

17. Mais um game - e filme - adaptado das obras de Tom Clancy, 'Splinter Cell' está em desenvolvimento pelas mãos da Ubisoft e New Regency, mas sem previsão de estreia.

18. Com o rebbot de 'Tomb Raider', lançado em 2012, a MGM reiniciará a franquia nos cinemas sem Angelina Jolie, já que Lara Croft será apresentada mais jovem. Após passar pelas mãos de Mark Fergus e Hawk Ostby ('Homem de Ferro'), o roteiro está sendo reescrito por Marti Noxon ('Mad Men').

19. Outro jogo que deve ganhar uma versão para cinema é 'Uncharted: Drake's Fortune'. Usamos "deve" porque David O. Russell (vencedor do Oscar com 'O Vencedor') recentemente abandonou o projeto. Porém, a Sony Pictures continua disposta a filmá-lo.

20. O jogo de detetive mais interessante dos anos 1980, 'Carmen Sandiego' está em produção pela Walden Media. Jennifer Lopez é uma das responsáveis e deve ficar com o papel principal, mas data de lançamento ainda é desconhecida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet