Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Harmonia com a natureza

Fica Vilmar: como a internet está se mobilizando para ajudar o ermitão do Vale da Utopia (SC)

Foto: Karuna Caroline Gargantiel

Fica Vilmar: como a internet está se mobilizando para ajudar o ermitão do Vale da Utopia (SC)
Falamos há pouco por aqui sobre as pessoas que vivem sem dinheiro e como elas fazem para sobreviver. Vilmar Godinho vive uma vida semelhante: em contato direto com a natureza, ele mora no Vale da Utopia, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina – e está prestes a perder sua residência, uma caverna onde mora há 26 anos.

Depois de todo esse tempo vivendo em plena harmonia com a natureza, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu que Vilmar não pode continuar no local por ser uma área de proteção ambiental. Atualmente, ele luta pelo direito de permanecer por lá e ganhou um empurrãozinho da internet para que o caso ganhasse notoriedade.

O protesto foi iniciado pelos moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, que consideram Vilmar como um defensor do meio ambiente – ele também é conhecido como Guardião do Vale. Apesar disso, a Justiça continua pedindo que ele desocupe o local, sob pena de sofrer uma multa diária de R$ 500. A alegação é de que ele usa recursos naturais do parque, como lenha e água, além de manter uma cozinha e uma pequena horta para subsistência em sua caverna, onde não possui energia elétrica nem água encanada.

No sábado, 23, duas manifestações ocorreram na praia da Pinheira pedindo a permanência de Vilmar na área. O protesto também já ganhou uma página no Facebook, uma petição no Avaaz com mais de 7 mil assinaturas, e até duas hashtags para reunir as postagens relacionadas ao caso: #FicaVilmar e #DeixemOVilmarEmPaz.

Agora resta saber se a justiça vai atender aos apelos para que Vilmar possa continuar em seu habitat natural protegendo o Vale da Utopia – e agente torce para que sim! 😉

Confere só algumas das imagens da campanha na galeria:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet