Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cortisol: um hormônio que interfere na qualidade de vida das pessoas

Arquivo Pessoal

O cortisol é um hormônio produzido pela glândula adrenal, localizada acima dos rins, é responsável por auxiliar o organismo a adaptar-se ao estresse físico e emocional. É essencial para o normal funcionamento dos órgãos e sistemas, controla o ciclo do sono eda pressão arterial, entre outras diversas funções.

Ao longo da vida a produção desse hormônio pode ficar comprometida, seja por alguma doença, por crise emocional, por estresse contínuo ou por conta de uma alimentação incorreta.

Quando em excesso ou muito baixo o cortisol pode influenciar de maneira negativa na rotina e na qualidade de vida das pessoas, resultando em dificuldade para dormir, dificuldade para acordar, cansaço crônico, principalmente pela manhã ou final da tarde, irritabilidade, baixa tolerância ao estresse, infecções respiratórias recorrentes, alergias, compulsão por determinados alimentos e maior dependência de cafeína.

E com todo esse desequilíbrio hormonal ocorre acúmulo de peso ou dificuldade em perdê-lo.Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas não alcançam a composição corporal desejada, mesmo quando estão fazendo atividades físicas regulares.

Existem diversas estratégias para manter os níveis de cortisol adequados, tais como: melhorar a qualidade do sono, evitar o jejum prolongado, evitar bebidas cafeinadas e alcoólicas, realizar atividades que proporcionam bem-estar etambém existem medicamentos capazes de reestabelecer os níveis ótimos desse hormônio, mas para isso é necessário uma avaliação de um profissional de saúde.

A dica é procurar ter hábitos de vida saudáveis e buscar um acompanhamento médico para esclarecer as dúvidas, pois diversas pessoas pensam que é “normal” sentir determinados sintomas.  O que elas não sabem é que muitas vezes pode tratar-se de um problema de saúde que pode ter uma solução.
 
*Dra. Samara Gonçalves é médica graduada pela Universidade de Cuiabá, pós-graduada em Fisiologia Humana pela Universidade Tales de Mileto e membro da SOBRAF.
 
Sitevip Internet