Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã Dentista fala sobre crianças que rangem os dentes quando dormem

Arquivo Pessoal

O problema esta associado a múltiplos fatores que também devem ser tratados.

Ranger os dentes não é um problema exclusivo de adultos. Muitas crianças sofrem com o bruxismo, ou seja, apertam os dentes, principalmente enquanto dormem .

Esse tipo de bruxismo é chamado de bruxismo do sono e parece estar associado com algumas condições. A primeira é a genética, uma vez que pesquisas apontam ocorrência da condição em determinadas familias, além de indícios laboratoriais nesse sentido. Outras condições são ambientais e aparecem como fatores iniciadores ou exacerbadores, como obstrução de vias aéreas, apnéia obstrutiva do sono, qualidade do sono ruim, refluxo gastroesofagico, alguns medicamentos com ação no sistema nervoso central, Transtorno de déficit de atenção, alterações neurológicas.

Os pais normalmente relatam escutar o barulho provocado pelo atrito entre os dentes.

A partir do momento em que se identifica a causa adversa causadora do bruxismo ela poderá ser sanada. Vale ressaltar que é muito difícil para o profissional garantir essa remissão do bruxismo, visto que vários fatores podem estar presentes e nem sempre são fatores controláveis.

O tratamento consiste em identificar e controlar fatores associados e proteger as estruturas dentarias com dispositivo bucal que deve ser usado durante o sono.

A maior complicação com o ranger dos dentes é a perda de tecido dentário.

Não se conhece um protocolo preventivo para o bruxismo, entretanto, conhecendo bem os fatores associados, pode-se fazer as orientações no sentido de evita-los para que não ocorra o bruxismo secundário.

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet