Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre a odontogeriatria

Arquivo Pessoal

A demência é classificada como uma desordem mental de caráter neurovegetativo que atinge o sistema nervoso central. A doença de Alzheimer é a forma de demência mais prevalente que acomete idosos e é conhecida como a perda progressiva e persistente de múltiplas áreas das funções intelectuais, promove geralmente, uma gradual deteriorização da memória, aprendizado, orientação, estabilidade emocional e capacidade de comunicação.

A saúde bucal desses pacientes, geralmente está relacionada a problemas periodontais, devido à deficiência no controle da placa bacteriana, doença cárie, uso de próteses mal adaptadas. É o uso constante de medicamentos acabam interferindo diretamente na saúde bucal, pois promove diminuição de fluxo salivar, aumentando o risco de doença cárie e lesões de mucosa.

O paciente, apesar dos esquecimentos contínuos característicos da doença, pode ser submetido ao tratamento em nível de consultório em fase inicial da doença. Essa fase constitui o momento ideal para se realizar qualquer tipo de procedimento clínico odontológico e preparar da melhor forma possível as condições do sistema estomatognatico, frente a evolução da doença. A escova elétrica constitui um suporte técnico importante, entretanto, o seu uso vai depender da habilidade do cuidador e do familiar responsável.

Com a progressão da doença o cirurgião dentista deve estar bastante atento pois nesse estágio já ocorrem dificuldades de expressão da linguagem, principalmente em relação a dor. A partir dessa fase pode-se iniciar a odontologia domiciliar.
O uso de próteses indevidas e a dificuldade de higienização , podem ser fatores determinantes na orientação do cirurgião dentista em eliminar o uso das mesmas. Proporcionando a manutenção das condições de saúde favorável e, no sentido de prevenir a ocorrência de possíveis acidentes, como aspiração ou deglutição da prótese.

Em fase final da doença as condições mínimas de saúde bucal devem ser priorizadas. Sabe-se da relação de focos de infecção dentária e sua repercussão na saúde geral.

O conhecimento e atuação em nível odontológico dos cuidadores e dos familiares são extremamente necessários para o sucesso do tratamento e manutenção dessa população.

Fonte: odontogeriatria.dr.odo.br

Comentários no Facebook

Sitevip Internet