Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre a importância da prevenção em saúde bucal na infância

Arquivo Pessoal

A saúde de uma população em especial a saúde bucal, é expressa claramente pelas condições do meio no qual ela está inserida e, principalmente, pela forma com que são estabelecidos os relacionamentos interpessoais e familiares. Por isso, desde o momento em que nasce a criança estabelece uma interdependência com o seu meio, tendo os pais, um papel fundamental nesse desenvolvimento biopsicossocial. O exemplo estabelecido pela família tem grande impacto no desenvolvimento de hábitos de saúde bucal da criança.

A saúde bucal de uma maneira geral, mudou muito nos últimos anos, e para melhor, principalmente no que diz respeito á prevenção. Entende-se que a prevenção só ocorre quando se educa e, desse modo, se torna um instrumento de transformação social.

A preocupação com os cuidados odontológicos na primeira infância não é um fato novo. A chamada Odontologia para Bebês, onde os cuidados começam ainda nos primeiros meses de vida, é uma tendência que está sendo bastante difundida nos dias atuais, porque se sabe que a cárie dentária em bebês manifesta-se de forma agressiva e progressão acelerada.

Sendo assim, a visita odontológica nos primeiros meses de vida é justificada, principalmente pela possibilidade de prevenção de doenças, manutenção da saúde bucal e orientação aos pais.

A Odontologia intra-uterina se refere á construção da saúde bucal antes do nascimento. A mulher gestante faz parte de um programa de acompanhamento odontológico , aumentando a chance de o bebê ter mais saúde bucal, fazendo com que a gestante tenha uma microbiota bucal compatível com saúde. Esse modelo de odontologia intra-uterina representa o pré-natal odontológico permitindo evitar a instalação de hábitos prejudiciais á saúde do bebê.

A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e a educação em saúde bucal deveria iniciar-se nos primeiros anos de vida, porque medidas de prevenção, como higiene bucal, utilização de fluoretos, diversas formas e controle da dieta alimentar são essenciais.

A utilização de medidas preventivas desde os primeiros anos de vida auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis que contribuirão para a manutenção da saúde bucal dos indivíduos.

Cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças mais comuns na cavidade bucal : a cárie e a doença periodontal.

Fonte: cartilha em saúde bucal - Unifenas

Comentários no Facebook

Sitevip Internet